O pensamento estratégico – Transformar a visão em realidade

Para ser eficaz como empresário, você deve desenvolver habilidades e pensar estrategicamente. Para isso, é preciso aprender como transformar a visão do negócio em realidade, de forma a determinar sua liderança, aprimorar o trabalho com sua equipe e criar as condições para resolver os problemas do dia-a-dia, intensificando o pensamento crítico.

O plano de negócios pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão estratégica, com o qual se pode confrontar as mudanças, prever possibilidades e novas oportunidades.

Pensar estratégico é como fazer um filme. Cada filme tem um contexto (ou uma história) que se usa para começar a experimentar algum resultado (uma emoção) no fim. Então, no seu negócio, você também prevê um resultado ideal, analisa a história, vivencia intensamente o momento e vai construindo cenários de como poderá alcançar a visão.

Você poderá utilizar alguns critérios para focalizar uma visão estratégica, que lhe ajudarão a ajustar e desenvolver etapas para torná-la realidade.

Observação – Quando você está no alto da montanha, ao olhar para baixo a visão é muito mais ampla. Seu poder de observação é muito maior, enxerga-se mais longe. Aumentando seu campo de observação, você terá mais ciência de como motivar as pessoas, como distinguir um problema e como resolvê-los pensando na empresa como um todo. Permita-se ver as coisas de cima.

Organização – Defina a estrutura e os recursos adequados para o tipo do trabalho que irá exercer. Envolva as pessoas que irão trabalhar com você. Combine a estrutura, os recursos e as pessoas num modelo claro e simples para conseguir um resultado ideal.

Ângulos diferentes de visão – Pense em algo, uma situação, um problema, sob vários ângulos. Considere interpretações sob a ótica do mercado, ou ambiental, do produto, do cliente. Esta variação pode ajudar-lhe a pensar sobre resultados, condições críticas e ajustes a serem feitos nos processos.

Pessoas – Aproveite a inteligência das pessoas que trabalharão com você. Defina a missão e a visão da empresa e identifique as lideranças. Incentive-as a executar o trabalho, determinando delegação, alinhamento, valores, objetivos, funções, compromisso, produtividade e resultados. Promova a participação e a criatividade.

Posicionamento – Neste processo do pensamento estratégico, você deverá identificar as condições para que seu negócio seja produtivo, qual o mercado que você servirá, quais as oportunidades presentes, quais as tendências, as competências e habilidades requeridas para o seu negócio, as estratégias e as táticas para que tudo funcione.

Assim, a visão do negócio poderá ser mais focada. Suas idéias serão mais definidas e confiáveis. Muitos obstáculos surgirão pelo caminho, mas será mais fácil manter sua convicção e motivação para alcançar os objetivos.

E isso se aplica, também, à sua vida. Quanto mais desenvolvido e aplicado o pensamento estratégico, mais possibilidades de transformar sua visão em realidade.

Roberto Bellucci

Consultor de Administração

Orientação Empresarial

SEBRAE-SP

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