Perspectivas de Empreendedorismo em Web 2.0

Não são só os Estados Unidos que prosperam nos empreendimentos de web 2.0. Uma reportagem publicada no dia 30 de novembro pela revista Business Week, destrinchou as férteis iniciativas de inovação no Velho Mundo. A descentralização geográfica não é um empecilho nem para o surgimento de redes sociais. A startup Wikio, do Vice-Presidente do Yahoo! na Europa, Pierre Chapaz, pretende ainda competir em outros mercados, inclusive os Estados Unidos.

A Wikio foi uma das 25 empresas escolhidas para representar o momento das startups na Europa, numa conferência em Montreux, Suíça. Todas elas mostram a sofisticação tecnológica e know-how do mercado europeu. E todas estas qualidades já atraem investimentos. Uma pesquisa da Library House mostra que o primeiro trimestre de 2007 atraiu mais de um bilhão de dólares de empresas de venture capital para as companhias de web 2.0 européias. No segundo trimestre, o investimento ficou em 451.68 milhões de dólares.

“Especialistas afirmam que o aumento de investimentos é um sinal de que as forças do Vale do Silício estão criando raízes na Europa”, avalia o artigo. Um dos motivos apontados são as particularidades de língua e cultura. O site Dailymotion, concorrente francês do YouTube, é considerado um dos trinta sites mais visitados do mundo, segundo o Alexa. “Servir comunidades locais com línguas locais pode ser um grande negócio”, completa.

A larga aceitação da banda larga também tem um peso grande neste desenvolvimento, mas o principal motivo ainda é o empreendedorismo e a disposição, afinal, na web 2.0 a inteligência é mais importante que o dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s