Memória flash avançará com a Web 2.0

Sun defende união de fabricantes para padronizar, por exemplo, medidas de performance dos SSDs em relação aos HDs. A indústria de memória flash precisa se unir e criar uma organização que estabeleça padrões para definir a tecnologia SSD (Solid-state Drive) declarou Michael Cornwell, especialista em tecnologia de memória flash da Sun Microsystems.

“Não vemos um foco entre os fornecedores e vendedores como nós porque cada um olha sua implementação [individualmente] em vez de observá-la como uma implementação da indústria”, disse Cornwell na segunda-feira (04/08).

A idéia de criar uma organização de padrões é ajudar o usuário a medir a performance da memória flash e suas aplicações em relação ao disco rígidos, por exemplo, disse o especialista.

A adoção da memória flash será impulsionada pelas aplicações de Web 2.0, avalia Cornwell. Estas aplicações basicamente estão nos data centers e as aplicações distribuídas em SSDs em diferentes nós de rede podem oferecer uma performance “fenomenal”, na opinião do especialista. Por exemplo, acessar uma foto armazenada via web em um SSD pode ser mais rápido do que acessá-la pelo disco rídigo, ele comparou.

A Sun anunciou recentemente que irá incluir a tecnologia SSD em seus equipamentos de armazenamento em 2009.

O preço por Gigabyte continua sendo um problema quando se compara a memória flash ao HD, disse Cornwell lembrando que SSDs não têm a capacidade dos discos rígidos, mas ganham em performance em certos ambientes. Em data centers, os SSDs são mais rápidos e economizam mais energia em relação aos HDs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s