“Web pode congestionar”

O evangelista do Google Vint Cerf, considerado um dos “pais da internet”, afirma que a web corre o risco de ficar congestionada.

 

Em artigo publicado em blog corporativo do Google, Cerf comenta a recente decisão da agência americana FCC de punir a operadora Comcast por prática de traffic shapping.

 

Sem opinar sobre a correção ou não do traffic shapping, Cerf diz que isso ocorre porque as empresas de banda larga estão recebendo uma elevada demanda por tráfego de dados e tentam encontrar uma forma de regular isso, impedindo que uns poucos usuários (aqueles que usam serviços de torrent) detonem a banda, prejudicando outros usuários.

 

Cerf sugere que as operadoras ofereçam uma taxa padrão de velocidade a seus consumidores, determinando que eles não podem trafegar arquivos além daquela velocidade. Esta regra seria flexibilizada nos momentos em há poucos usuários na rede. Nestas horas, os usuários ficariam livres para trocar arquivos em taxas mais elevadas.

 

O modelo, diz Cerf, seria mais transparente que o praticado hoje, quando os usuários contratam um plano por sua velocidade máxima, mas raramente conseguem atingi-la na prática. Segundo Cerf, de qualquer forma, é preciso gerenciar o tráfego na web e não deixar o usuário fazer como quiser, sob pena de deixar a infra-estrutura disponível congestionada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s