Falha em Google Apps causa comoção na web

Confusão bloqueia vida virtual de usuário pagante do aplicativo Google Apps. Problema foi resolvido após alguns dias, mas levanta a questão de dependência dos serviços de uma só empresa e lança dúvidas sobre o modelo “Software as a Service”.

Hoje muitos usuários mantém suas vidas online em produtos da empresa Google. Email, processador de texto online, comunicador instantâneo, calendário online e armazenamento de fotos são apenas alguns dos serviços oferecidos, mas um evento recente levanta a questão da dependência e aposta nas soluções de uma única empresa, ou ainda no armazenamento em um único lugar.

O debate começou com um evento isolado: Nick Saber, presidente da CrossTech Media, voltava do almoço na segunda-feira quando tentou se conectar novamente à sua conta no Gmail. Um aviso mostrou que isto não seria possível, já que sua conta havia sido bloqueada. Por usar um mecanismo único de autenticação, isso significava que Saber estaria sem acesso a qualquer uma das aplicações web da empresa, chamadas Google Apps.

Segundo o blog Boing Boing, o executivo, que pagava por uma conta avançada nos serviços, enviou um email à Google e recebeu como resposta a informação de que uma investigação havia sido realizada sem sucesso e que nenhum outro detalhe poderia ser dado.

O assunto que gerou comoção na web, felizmente teve solução, mesmo que demorada. Em contato com o usuário, a Google explicou que sua conta havia sido bloqueada por questões de segurança e uma cobrança suspeita de US$ 490,30, realizada pelo serviço de pagamento online “Google Checkout”, conforme pode ser lido no blog de Chris Brogan, colega de trabalho de Nick Saber e que cobriu todo o caso em seu site. [leia mais].

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s