Descobrindo a Web 2.0

A Web 2.0, no entanto, precisa ser entendida pelas companhias. Rossi alega que para inovar as empresas precisam usar todo o capital intelectual, ou seja, o QI coletivo. “Compartilhar o conhecimento que não está documentado, a informação não-estruturada em base de dados. O que vale é o que você sabe e quem você conhece. E as empresas já perceberam a importância deste conceito”, defende. “O maior valor da colaboração é aproximar pessoas que você não conhece, mas que têm os mesmos interesses e não apenas falar com quem você conhece”, pontua Mario Costa, gerente-técnico da área de colaboração de software da IBM.

Um estudo da McKinsey, publicado em março deste ano, destaca que 46% das companhias early adopters no uso da Web 2.0 e que 44% daquelas que demoraram um pouco mais para adotar a tecnologia estão muito satisfeitas com o retorno do investimento.

Das ferramentas mais utilizadas atualmente, a consultoria aponta que 80% dos respondentes usam ou planejam usar Web services; sobre tecnologias para inteligência coletiva, 48% afirmaram ter ou planejar adotar, mas 26% não consideram adotar. Já com relação a ferramentas para redes sociais, 37% disseram possuir ou tem planos de adquirir e 39% não pretendem implementar. Quando perguntadas sobre ferramentas wikis, 39% responderam que não consideram a possibilidade, contra 33% que já contam ou tem interesse; e 35% disseram que usam ou pretendem usar blogs, mas 43% não tem esta intenção.

O estudo mostrou também que das companhias que afirmaram usar Web 2.0, 70% disseram que o objetivo é interagir com clientes, 51 com fornecedores e parceiros e 75% para gerenciais os colaboradores internos.

Anúncios

Um comentário sobre “Descobrindo a Web 2.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s