Google chega ao 10º aniversário e desafia Microsoft e Apple

Quando em 1998 Larry Page e Sergey Brin criaram um novo mecanismo de busca na internet e tentaram vendê-lo, ninguém quis comprar. Assim, decidiram criar sua própria firma e a chamaram de um nome inspirado em um termo matemático que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros: Google.

Dez anos depois, o Google é um gigante da tecnologia, onipresente na rede e, às vezes, fora dela. A empresa possui 20 mil empregados e um valor na bolsa de 150 milhões de dólares, muito próximo a gigantes do setor com décadas de história como a Microsoft e a Apple.

Hoje sediada na cidade de Mountain View, no Vale do Silício, seus funcionários têm uma das melhores condições de trabalho de todo o setor, com comida e massagens gratuitas. Além disso, eles podem dedicar 20% do seu tempo de trabalho em projetos próprios. Alguns dos maiores produtos da empresa, como a rede social Orkut, saíram justamente desse tempo “livre”.

O Google processa dois terços de todas as buscas mundiais na internet, cerca de 40% da publicidade online e tem acesso a informações potencialmente confidenciais de cerca de 650 milhões de pessoas que usam diariamente seu serviço de busca e outros de seus produtos, como o YouTube, Google Maps e o Gmail.

A companhia entrou em campos bem distantes de seu negócio tradicional como softwares baseados na rede. Na semana passada, ela anunciou o lançamento do Chrome, seu novo navegador de internet que concorre com o Internet Explorer, da Microsoft, e o Firefox, da Fundação Mozilla.

Seu crescente controle do tráfego na internet e publicidade online preocupa alguns especialistas, que temem que o buscador esteja aumentando perigosamente seus tentáculos.

Veja também:

Anúncios

Um comentário sobre “Google chega ao 10º aniversário e desafia Microsoft e Apple

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s