EAD e a socialização do conhecimento

dossie-universo-jovemCom o avanço das tecnologias da comunicação e da informação e mais precisamente com o desenvolvimento da internet, a comunicação tornou-se mais rápida oportunizando assim, a veiculação de conhecimento em tempo real. Esta mídia, a internet, permite agrupar em sua estrutura todas as outras como som, texto e imagem. Sendo assim, a partir dessa possibilidade, a utilização da internet para transmissão de informação ficou de mais fácil acesso. Dessa forma, as instituições educacionais aproveitaram a internet para desenvolver plataformas de educação a distância.

Uma plataforma de EAD reúne diferentes ferramentas como chat, fórum, editor de texto, inserção de imagem, de som, de slides e web conferência, todos integrados para fazer fluir a troca de informação entre professores e alunos. O trabalho do docente com os recursos aí disponibilizados potencializa-se, pois os meios didáticos permitem aos professores lançar mão de recursos didáticos como produção de textos (editor de texto), conversarem com os alunos online (chat), dispor conteúdo para que seus alunos comentem e insiram sua compreensão (fórum), disponibilizar música, imagem e também realizar aulas por meio da web conferência.

Podemos inferir que a EAD é um meio de se socializar o conhecimento, e realizar o processo de inclusão digital de comunidades que estão fora do circuito das instituições educacionais.

O EAD é uma oportunidade para instiruições de ensino, capacitação corporativa e mercado em expansão para tutores online.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s