Case de Inovação: Nibtec

nibtecFundada em 2005, empresa mineira de equipamentos para segurança eletrônica investe cerca de 20% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, e já foi premiada pelo foco em inovação. Para diretor comercial, P&D é essencial para ter sucesso na área de tecnologia

Nibtec

Fundada há menos de quatro anos, a Nibtec, empresa especializada em softwares e equipamentos de segurança eletrônica, está consolidada como um exemplo de sucesso. O empreendimento, que surgiu em 2005 na Incubadora de Empresas e Projetos do Instituto Nacional de Tecnologia (Inatel), no município de Santa Rita do Sapucaí (MG), foi contemplado em 2007 pelo Edital Senai Inovação com recursos para o desenvolvimento de tecnologia para a identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês).


Graças a esse apoio, a empresa, graduada desde junho de 2008, ampliou sua área de pesquisa e desenvolvimento, que hoje recebe um repasse de aproximadamente 20% do faturamento total. O sistema RFID desenvolvido pela empresa, que promete ser uma alternativa mais eficaz aos códigos de barra, já está em fase de produção e deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2009.

Inovação

nibtec-contatoA Nibtec investe pesado em pesquisa e desenvolvimento. A empresa conta com um laboratório de P&D com 10 funcionários, e também desenvolve pesquisas . Não à toa, a Nibtec foi eleita em 2006 a empresa incubada mais inovadora pelo prêmio Werner Von Siemens, categoria Ciência e Tecnologia, pelo seu projeto “Sistema de Segurança e Identificação por Radiofreqüência para Maternidades”. “No setor de tecnologia, é preciso estar sempre atento, ter idéias diferentes”, comenta. “Para se ter sucesso nessa área, é essencial buscar constantemente a inovação”.


A empresa também contou com apoio externo para o seu programa de pesquisa. Além do Senai Inovação de 2007, a empresa já havia sido contemplada por outros editais, como o Sebraetec, de consultoria e apoio tecnológico a micro e pequenas empresas. A Nibtec foi aprovada ainda pelo edital do Programa de Apoio à Melhoria e Inovação Tecnológica das Empresas de Minas Gerais (Amitec), criado pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL-MG) em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (Fapemig) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).


Saiba mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s