Inovação e empreendedorismo: as duas faces da nova moeda

Presidente da Anprotec elogia criação do programa Primeira Empresa Inovadora e defende que uso do número de patentes para medir grau de inovação pode gerar distorções.

primeNa ocasião dos 25 anos de políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo inovador no Brasil registramos o início efetivo do programa Primeira Empresa Inovadora (Prime). Os editais lançados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) apoiam a criação e o desenvolvimento inicial de quase duas mil empresas que, tendo a inovação em seu DNA, contribuirão para o revigoramento do tecido empresarial do País. Essa iniciativa é especialmente auspiciosa no presente processo de transição para uma nova ordem econômica mundial.

O Programa contempla o apoio a 5,4 mil empresas inovadoras nascentes nas diversas regiões do País, o que é desejável e valoriza o expressivo potencial que se tem revelado também fora dos centros tradicionais de produção acadêmica. Caçula das formas de subvenção econômica, o Prime decorre da recente legislação nacional que preconiza o estímulo à inovação nas empresas, em especial nas micro e pequenas. Previsto no Plano de Ação 2007-2010 de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, leva em conta a experiência de outras nações.

O Prime é um nutriente da inovação que encontra nas incubadoras de empresas brasileiras terreno fértil e boas safras já colhidas. As 1.500 empresas graduadas faturam anualmente R$ 3 bilhões, geram 33 mil postos de trabalho (a maior parte qualificados) e retornam em impostos, a cada ano, praticamente todos os recursos públicos aportados ao longo das duas décadas anteriores. Mantendo estreitos laços com universidades e institutos de pesquisa, constituem também um espaço singular de aprendizagem para o(a)s estudantes, ao lhes permitir vivenciar o triângulo do conhecimento (educação, pesquisa e inovação interagindo) durante o seu período formativo. Saiba mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s