Medley dá salto ao interconectar equipes

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Vendas do laboratório farmacêutico saltaram de R$ 380 mil para R$ 2 milhões em seis meses

A conectividade é uma poderosa ferramenta para a automação de força de vendas.

Ligar representantes, vendedores e consultores em rede traz controle absoluto sobre o trabalho dos profissionais, além de agilizar operações de venda e garantir aumento de receita e melhora na gestão.

Esta foi a tática seguida pela Medley – maior fabricante brasileira de medicamentos genéricos. Em 2006, a empresa decidiu implementar e automatizar processos para os profissionais que visitam as farmácias, trazendo a possibilidade de eles tirarem pedidos logo após a ação de promoção dos medicamentos.

O maior problema do laboratório estava no fato de que a Medley não efetua vendas diretas, atuando no mercado por meio de seus distribuidores. “Estudamos processos capazes de nos transformar em um apoio para a equipe de vendas dos nossos clientes. Estávamos na farmácia, o dono do estabelecimento queria comprar, então tínhamos de aproveitar a oportunidade”, afirma Pedro Balista, gerente de tecnologia da Informação da Medley.

O primeiro passo foi iniciar o processo no qual o representante anotava o pedido em uma lista, no papel, e depois passava para o distribuidor por telefone. Após testar e aprovar a ideia, a empresa buscou uma ferramenta móvel para trazer maior controle sobre as vendas e comodidade ao vendedor.

Em parceria com a TIM, encontrou equipamentos móveis capazes de rodar o sistema de pedidos e transmitir a informação diretamente para o site da Medley, que dispara automaticamente a demanda para seus distribuidores.

“Quando isso ocorreu, a mobilidade era novidade no Brasil, apostamos em equipamentos da HTC, pouco conhecida até então no mercado, e nos demos bem”, comenta.

Munidos de computadores de mão e com conexão de dados pela rede GPRS da operadora (em banda estreita mesmo), os representantes passaram a fechar pedidos em tempo real, atendendo às expectativas dos comerciantes e dos distribuidores. Pelo processo, o pedido é enviado para a central da Medley, que possui um sistema eletivo com uma lista de distribuidores.

Quando a demanda chega, o sistema verifica quais distribuidores atendem o estabelecimento, seleciona o primeiro da lista e envia a informação. O fornecedor fatura os medicamentos que possui em estoque. O que não pode enviar, retorna, por sistema, para o site da Medley, que reenvia a informação a outros distribuidores da lista.

“O que falta, segue automaticamente para o segundo e depois para o terceiro”, explica Balista.

Com o processo, a empresa não perde vendas e consegue aproveitar bem o tempo e o trabalho dos representantes. Também tem um controle de estoques mais efetivo, uma vez que promove um giro de vendas entre os distribuidores. De quebra teve um aumento significativo na receita obtida com os medicamentos vendidos por este canal.

“As vendas saltaram de R$ 380 mil, em março de 2007, quando o projeto de mobilidade teve início, para R$ 2 milhões em dezembro do mesmo ano”, comemora Balista. O desempenho também foi bom em 2008, mas ele não pode dar detalhes por conta do processo de venda da companhia, que está sendo comprada pela Sanofis-Aventis.

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2 comentários sobre “Medley dá salto ao interconectar equipes

  1. ALINE FERNANDES SCHNEIDER disse:

    OLÁ….MEU NOME É ALINE COMO A MEDLEY VEM CRESCENDO A CADA DIA MAIS GOSTARIA DE AJUDAR VCS COM UMA PEQUENA PROPAGANDA ….E VCS ME AJUDAR EU FAÇO PARTE DE UM TIME DE VOLLEY DE MONTE ALTO E GOSTARIA MUITO QUE A MEDLEY NOS PROPORCIONACE O PRAZER DE USAR UMA DE SUAS CAMISETAS….EU JA CONHEÇO A JAQUETA NÃO TENHO MAS É MARAVILHOSA, ATENCIOSAMENTE ALINE FERNANDES SCHNEIDER

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