Empresas de RH inovam e usam internet para testar candidato a emprego

psicoespaço

A Psicoespaço, por exemplo, criou o Programa Slim, com o objetivo de dar rapidez e eficácia à contratação de pessoal. Para agilizar a contratação e conseguir encontrar os profissionais realmente competentes, as empresas estão desenvolvendo novos métodos de recrutamento e seleção. Algumas utilizam até mesmo os sites de relacionamento para conhecer ainda mais aqueles que estão na disputa por uma vaga.

Segundo a gerente comercial da empresa, Carine Cardoso, a intenção é reduzir os custos. “O Slim foi criado em função da crise, pois muitas empresas queriam deixar de investir em recrutamento e seleção. Grande parte dos clientes é da área do varejo”, disse Carine.

Ela explicou que primeiro, a Psicoespaço seleciona os currículos cadastrados e faz a entrevista com quem está inscrito no banco de dados. Feito isso, os selecionados que atendem ao perfil são enviados à empresa. Aquele que se destaca é encaminhado para teste e finalmente contratado.

redes_sociaisJá a consultora de Recursos Humanos do Grupo Foco, Francilene Araújo, ressaltou que é cada vez mais frequente o uso da internet e de sites de relacionamentos, como o Linkedin, para conhecer possíveis candidatos.

“O Linkedin é uma rede de relacionamentos profissionais. Lá as pessoas trocam informações sobre carreiras e mercado de trabalho, por exemplo”, explicou.

Outro ponto destacado por Francilene é a procura por recolocação profissional em sites especializados. Segundo ela, é preciso ter cuidado ao se cadastrar para não ficar muito exposto ou cadastrar o currículo mais de uma vez no mesmo endereço.

Outra ferramenta usada pelas empresas, segundo o presidente da FranklinCovey Brasil, Paulo Kretly, é o Orkut. Ainda segundo ele, por meio desse site é possível observar várias características pessoais, como se o candidato é usuário de drogas, por exemplo. “Não adianta mentir, pois as empresas checam cada vez mais a vida pessoal do profissional”, avaliou.

Conforme a gerente de e-comerce da Catho Online, Branca Galdino, o site da empresa funciona como um classificado de empregos e currículos on-line. “Facilita a vida das empresas pois elas podem selecionar mais rapidamente, principalmente nessa época de crise”.

A psicóloga e consultora de RH da M M Assessoria e Consultoria Organizacional, Thaís Tebaldi Carvalho, destaca a importância de conhecer a vida do candidato.

“Entendemos que não há um João do trabalho e um João do barzinho. O João é o mesmo. É é preciso tentar buscar o maior número de informações possíveis para verificar quais as ambições, qual estilo de ação, quais valores e preceitos éticos definem o modo como aquela pessoa atua nos ambientes por onde passa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s