Central de Relacionamento do Sebrae no DF passa por reestruturação

Central de Relacionamento SEBRAE-DF 001

Treinamentos e modificações na estrutura têm o objetivo de atender cada vez melhor a empresários e empreendedores do Distrito Federal.

Mara Monteiro

Para melhor atender ao seu cliente, o Sebrae no Distrito Federal realizou mudanças na sua Central de Relacionamento, que é o canal direto de contato da instituição com empresários e empreendedores de toda a Capital. As alterações na estrutura e o investimento em capacitação dos operadores têm um único objetivo: prestar um atendimento eficaz, ágil e objetivo que corresponda às necessidades empresarias da população.

Como estratégia para estar mais perto de todos os brasileiros, o Sebrae disponibiliza ao seu público um número único de telefone em todo o país. Por meio do 0800 570 0800, em qualquer unidade da federação, empresários e empreendedores podem obter informações e tirar dúvidas gratuitamente sobre a realidade empresarial e sobre os produtos e serviços oferecidos pela instituição. As ligações realizadas são encaminhas para as centrais estaduais de origem das chamadas.

O Distrito Federal conta com uma moderna Central ativa e receptiva, com uma equipe de 12 operadores e dois supervisores, prontos para um atendimento qualificado. Só no mês de abril de 2009, a central recebeu 2.094 ligações e realizou 6.109 contatos. O horário de funcionamento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Sempre buscando excelência no atendimento, o Sebrae no DF contratou uma empresa de consultoria para fazer um diagnóstico da Central para saber de que forma podia melhorar sua atuação. Foi constatada a necessidade de reciclagem de conhecimento da equipe de teleatendimento e modificações na estrutura física. “Identificamos que podíamos melhorar e implantamos as mudanças. O primeiro passo foi o treinamento de supervisores e operadores para melhorar o desempenho da nossa atuação com os clientes”, contou o gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no DF, Ary Ferreira Júnior.

Central de Relacionamento SEBRAE-DF 002As alterações estruturais sugeridas foram em adequação a Norma Regulamentadora (NR) 17, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dispõe sobre ergonomia, para proporcionar um ambiente de segurança e conforto para os operadores de teleatendimento. Um designer de móveis fez o projeto de acordo com as especificações da norma e as modificações foram colocadas em práticas, entre elas: alteração do tamanho dos postos de trabalho, regulagem dos monitores, teclado e cadeiras de acordo com cada atendente, descanso para os pés, revestimento de som para as cabines, ar condicionado sem ruído, sala de descanso e adequação da luminosidade.

A consultora especialista em call center, Andrea Ferrari, esteve no Sebrae no DF e explicou como as alterações influenciam no atendimento: “Em condições adequadas de trabalho, aumenta o desempenho dos operadores, ou seja, a produtividade e a qualidade no trato com os clientes”, disse.

A coordenadora nacional da Central de Relacionamento do Sebrae, Romilda Torres, também visitou as novas instalações e parabenizou a iniciativa. “É louvável sempre estar em busca de melhoria, nunca achar que está bom o suficiente que não possa ficar melhor. É importante não apenas perceber a necessidade de mudança, mas implementá-la”, avaliou.

A busca pela melhoria do atendimento continua. A coordenadora da Central de Relacionamento do Sebrae no DF, Zoraia Leão, explica que as capacitações sobre produtos e serviços da instituição serão constantes. “Os operadores estão sempre em treinamento para garantir um atendimento atual e completo”, garantiu.

Central de Relacionamento Sebrae

Além de atender as demandas de quem já tem ou pretende abrir uma empresa, a coordenadora Romilda Torres explica a importância da Central de Relacionamento para a instituição: “As centrais de relacionamento são a voz e os ouvidos do Sebrae e, portanto, ajudam a melhorar o nosso trabalho. As informações trazidas são importantes para orientar as estratégias de atuação do Sebrae”, ressaltou.

Em 2006 o Sebrae realizou, em todo o país, 700 mil atendimentos por telefone. No ano seguinte este número aumentou para mais de um milhão de ligações. Em 2008 foram registrados 1,5 milhões de teleatendimentos. A expectativa é que este número suba para dois milhões em 2009 e atinja três milhões de ligações em 2010.

Central de Relacionamento SEBRAE logoServiço:

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s