Empreendedor Individual é oportunidade para bancos

Empreendedor Individual EI

Criação dessa nova figura jurídica possibilitará migração nas carteiras de clientes.

A formalização em massa que deve acontecer a partir de 1º de julho deste ano por conta da criação do Empreendedor Individual trará à economia do País uma série de benefícios, pagamento de um imposto, contribuição à previdência, entre outros. O próprio sistema financeiro deverá ser beneficiado.

Segundo o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto do Santos, a criação dessa nova figura jurídica possibilitará aos bancos migrar algumas carteiras de clientes de pessoa física para jurídica. “Caberá aos bancos identificar esses clientes e oferecer produtos mais adequados ao perfil deles”.

O fato de não ser formal faz com que esse cliente não tenha acesso às linhas de financiamento de capital de giro, por exemplo, explica o diretor. “Esses empresários acabam contraindo empréstimos muito caros, como em cartões de crédito, cheques especiais ou linhas de crédito direto ao consumidor”.

A expectativa é de que até o fim do ano que vem 1,1 milhão de informais ingressem no Empreendedor Individual. “Esse potencial filão de clientes irá abrir conta de pessoa jurídica e uma estratégia para captar os novos correntistas deve ser estudada com atenção pelos bancos”, diz o economista do Sebrae.

“O aumento da concorrência dos bancos públicos, pressionados pelo governo a expandir a oferta de crédito, e a demanda fraca por novos financiamentos têm forçado instituições privadas a rever suas estratégias de atuação, investindo mais em marketing, reduzindo taxas e aumentando prazos, especialmente no financiamento de veículos”.

Para Carlos Alberto dos Santos, a concorrência entre bancos públicos e privados é extremamente benéfica para as pequenas empresas. “Com menos procura das grandes empresas e do consumidor, os bancos começarão a pensar em produtos mais adequados aos pequenos negócios”.

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

About these ads

8 comentários sobre “Empreendedor Individual é oportunidade para bancos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s