Pernambuco vai sediar mundial de 2014

Pernambuco 2014

Pernambuco marcou um gol de placa e será uma das subsedes da Copa do Mundo de futebol em 2014. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter domingo, direto das Bahamas.

Além de São Lourenço da Mata, que vai abrigar o projeto pernambucano da Cidade da Copa, outras 11 cidades brasileiras receberão os jogos da maior competição esportiva do planeta.

Para assistir ao anúncio das 12 cidades brasileiras escolhidas, o governador Eduardo Campos reuniu políticos e personalidades ligadas ao futebol pernambucano no Palácio do Campo das Princesas. Eduardo sentou-se à mesa ao lado da primeira-dama Renata Campos, do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira e dos prefeitos João da Costa (Recife) e Ettore Labanca (São Lourenço), onde assistiu à transmissão ao vivo pela TV e ao ouvir a confirmação do Estado, comemorou muito a notícia: “É mais um projeto estruturante na construção de um novo Pernambuco. A realização da Copa vai ajudar muito no desenvolvimento do Estado. Vai gerar muitas oportunidades de trabalho e divulgar o nosso Estado no mundo inteiro”, disse Eduardo, que agradeceu a toda a equipe empenhada no projeto desde 2007.

Em entrevista coletiva, Eduardo destacou alguns fatores que somaram pontos para o Estado na disputa. Ele revelou que o fato do projeto ser tocado em regime de PPP (parceria público-privada) foi um fator predominante na escolha. “No nosso projeto, entramos só com o terreno e a iniciativa privada constrói. É um projeto que não tem a dependência do orçamento do Estado ou da União. Ou seja, fica muito mais seguro para a FIFA que hoje sofre com problemas deste gênero (falta de recursos públicos) na África do Sul”.

Eduardo salientou ainda as expectativas de expansão do turismo em Pernambuco. De acordo com ele, o Estado deverá ganhar cinco mil novos leitos hoteleiros e um crescimento pós-Copa da atividade que pode chegar a 20%. “Quem vier assistir a um jogo da Copa também vai querer vir ao Recife visitar nossos museus, ir às nossas praias nos litorais Norte e Sul, conhecer Caruaru, as belezas do Rio São Francisco, ou seja, é uma oportunidade para o Estado como um todo”, comentou.

O Governador anunciou ainda as primeiras providências tomadas pelo Governo do Estado e assinou o projeto de lei que assegura benefícios fiscais às empresas que investirem em projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014, em cumprimento às exigências da FIFA. As Prefeituras do Recife e São Lourenço da Mata também vão encaminhar projetos de incentivos fiscais às respectivas Câmaras de Vereadores.

Caberá ao Governo do Estado ainda a duplicação da BR-408, que já está incluída no PAC, a construção da estação de metrô Cosme e Damião e a ampliação em 600 metros de linha férrea, que vai interligar as estações do Timbi e do TIP, além da implantação do terceiro hospital da RMR, Pelópidas da Silveira, que será entregue em dezembro de 2010. O novo bairro também será cortado por um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus) que ligará os cerca de 36 mil moradores à estação de metrô.

Anúncios

Um comentário sobre “Pernambuco vai sediar mundial de 2014

  1. AMARO DE BARROS disse:

    Gostaria de saber se vai interligar a PE 27( Estrada de Aldeia à BR 408 pelo viaduto do parque Capibaribe em São Lourenço da Mata PE.

    Amaro de Barros

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s