Wave quer agregar dados na web

Google Wave

Google Wave será uma espécie de aplicação integrada de comunicação, usando as possibilidades surgidas a partir da Web 2.0.

Mais uma ideia da Google para mudar o modo como as pessoas usam a internet. Na última sexta-feira, a empresa anunciou o Google Wave, serviço que mistura e-mail, mensageiro instantâneo e rede social. Na verdade, ele irá funcionar como um agregador de comunicação na web e, de acordo com a própria Google, “será como o que o e-mail seria se tivesse sido inventado hoje”.

O Google Wave será uma espécie de aplicação integrada de comunicação, usando as possibilidades surgidas a partir da Web 2.0. Dá pra incluir no mesmo pacote e-mail, mensageiro instantâneo, blog, ferramenta wiki, rede social e recursos de chat, compartilhamento de arquivos e fotos, além de uma inovadora ferramenta de colaboração.

E o Google ainda vai mais longe. O Waves não será apenas um site, mas uma tecnologia nova e aberta para rodar em qualquer servidor. Além disso, desenvolvedores poderão criar novas ferramentas integradas ao Wave, como extensões tipo as existentes no Firefox ou mashups, e disponibilizá-las através da internet. Empresas poderão, ainda, modificar o aplicativo de acordo com suas necessidades e rodá-lo em seu próprio servidor.

O que é

O termo wave representa conversação e documento em partes iguais. As pessoas podem se comunicar e trabalhar no mesmo ambiente, com texto formatado, imagens, vídeos, mapas e outras funcionalidades. Uma wave é compartilhada. Qualquer participante pode responder em qualquer ponto da mensagem, editar o seu conteúdo e adicionar participantes em qualquer ponto do processo. A função Playback permite que qualquer um retroceda a wave passo a passo desde o início, para ver quem disse o quê e quando.

Com a transmissão instantânea à medida que você digita, os participantes de uma wave podem ter conversações mais rápidas, ver edições e interagir com extensões em tempo real. As funcionalidades anunciadas traduzem o motivo do ânimo do Google, que está realmente apostando no novo produto como uma revolução para a internet. Por enquanto, resta esperar pra ver se isso se concretizará, mas, em se tratando de Google, as chances são altas.

Por enquanto, a nova ferramente está ainda restrita aos desenvolvedores, mas o Google informou que em breve lançará uma versão para teste do serviço pelos usuários.

Serviço

http://wave.google.com

6 comentários sobre “Wave quer agregar dados na web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s