Inovação: Uns engatinham, outros apimentam

engatinhar inovação

Enquanto algumas categorias não fazem da tecnologia a pauta do dia, outras já criaram até software para suas “vocações”.

Enquanto alguns profissionais ainda engatinham em busca de soluções tecnológicas para as suas atividades e focam, muitas vezes, apenas na compra de computadores, outros já começam a se apropriar de diversas tecnologias para oferecer serviços diferenciados, mais rápidos e eficientes. De fiscais a dentistas ou, quem diria, até garotos e garotas de programas. Estes últimos, por exemplo, conseguiram lançar um serviço simples, mas bastante eficaz na divulgação de suas vocações. No perfil das mais de 140 mulheres do site M.Class (www.mclass.com.br) são disponibilizados vídeos para serem baixados e vistos em iPod ou no computador. O serviço contabiliza mais de 50 mil acessos por dia, além de dezenas de clientes conquistados.

Desde janeiro deste ano, os investidores da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (Bovespa) já podem consultar suas ações em tempo real pelo iPhone. O sistema foi desenvolvido pela empresa brasileira Livetouch, sendo um dos primeiros aplicativos para celular do mercado financeiro.”A mobilidade e as facilidades trazidas pelo smartphone são uma tendência irreversível e os mais de 300 mil aparelhos do tipo vendidos só no Brasil refletem isso”, disse o diretor-geral da empresa, Márcio Pissardo, ao site Infomoney, durante o lançamento.

Em Pernambuco, o Sebrae desenvolveu uma pesquisa para identificar as necessidades dos três principais arranjos produtivos do estado (gesso, confecção e frutivinicultura). “Observamos que muitos produtores já utilizam a tecnologia da informação, mas ainda de uma maneira tímida”, opina a analista de projeto de TI do Sebrae, Érica Piros Kovacs. “O problema está no fato de muitas pessoas resumirem informática a computadores e a internet. Porém, mesmo sem notar, novas soluções já estão presentes em nossa vida e podem ser muito úteis. Daí, passamos a ter a informática a serviço da produtividade”, completa o consultor organizacional em TI, Marcos Suassuna, sócio da Mega Consultores Associados, falando sobre aparelhos como tocadores de MP3, celulares, entre outros.Neste sentido, um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) já utiliza pequenos smartphones para ajudar em pesquisas de campo. Os aparelhos são levados pelos entrevistadores para facilitar a catalogação das informações, repassadas para os equipamentos no próprio local e enviadas para o centro de coleta de dados via internet. Tudo de forma prática e segura, poupando tempo. 

Outro exemplo diz respeito aos fiscais do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsáveis por coordenar o pagamento de direitos autorais de músicas tocadas no país, que adotaram um pequeno computador de bolso e uma impressora portátil para facilitar o processo de cadastro, arrecadação e até de multa dos estabelecimentos. Enquanto antes eles precisavam preencher formulários a mão, voltar para a sede da entidade para digitar estes dados e apenas depois imprimir um boleto de pagamento, que chegava a ser entregue com até 10 dias, agora eles podem fazer tudo no local, mais facilmente. 

“A inovação está em descobrir estas necessidades e trabalhar em soluções específicas. Desta forma, podemos compreender os problemas e os gargalos vividos e criar ações específicas e eficazes. A ideia do governo de Pernambuco em colocar notebooks nas mãos dos professores é fantástica porque ela faz com que profissionais, que trabalham com o conhecimento, sejam multiplicadores ao mesmo tempo que o projeto do OJE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação), promovido por meio de uma parceria entre empresas do Porto Digital e a Secretaria de Educação, usa jogos eletrônicos para ensinar diversas matérias e diminuir a evasão escolar. Assim estamos resolvendo estas dificuldades com inteligência da informação”, finaliza Suassuna. (T.M.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s