Sebrae presta consultoria e acompanhamento gratuito a pequenas empresas

sebrae_primeirospassos01

Um dos desafios de quem está desempregado é conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Já para quem é patrão, o desafio é se manter no mercado. De acordo com o Sebrae, muitos comércios, pequenas e microempresas fecham as portas pouco depois de iniciar as atividades.

Mas existe um programa do Sebrae que pode ajudar o comerciante ou empresário a não cair em ruínas. Quem explica é a gestora de Orientação Empresarial da entidade, Conceição Morais.

De acordo com ela, o programa Primeiros Passos presta uma consultoria coletiva para empresários com até dois anos de negócio, ao custo inicial de R$ 150. Depois, especialistas do Sebrae acompanham a empresa durante seis meses gratuitamente. “Nesse tempo, os comerciantes podem participar dos treinamentos que a gente oferece”, explica.

Ela diz que o primeiro dos erros combatidos pelo projeto é relativo ao planejamento financeiro das empresas. “Muitas vezes, as pessoas abrem um empreendimento, mas não vislumbram recursos necessários para sustentar ao negócio enquanto ele se firma no mercado”.

Nos primeiros dois anos, a atenção deve ser voltada principalmente para a gestão financeira do negócio. “É preciso acompanhar o capital de giro, o estoque, o que tem a receber dos clientes”, diz a gestora. “Além disso, os clientes ainda não conhecem a empresa, então é preciso divulgar o empreendimento”.

No caso de empréstimos, mais recomendações. “A pessoa precisa saber se o dinheiro vai ser suficiente, porque muitas vezes é uma armadilha. Tem que ter cuidado com juros e prazos de pagamento”, lembra Conceição.

Se as vendas estiverem fracas, não precisa se desesperar. “O comerciante deve rever se está de fato a atender o cliente ao qual ele se dispõe”, explica a gerente do Sebrae. “Ele pode estar sem o produto certo para o público dele, ou o ponto comercial pode não ser ideal para atividade. Podem ser problemas também de estratégia ou na arrumação da loja. Tudo isso é parte da perspectiva de comercialização”.

 

8 comentários sobre “Sebrae presta consultoria e acompanhamento gratuito a pequenas empresas

  1. Tiago disse:

    Gostaria de saber quais os procedimentos para a implantação de um projeto (ONG) para a cidade da Escada, com o intuito da integração social dos moradore da mesma, através da música.
    Com a abertura dessa ONG, a música serviria de aprendizado e de profissão para pessoas menos favorecidas, gostaria muito de conseguir este feito, pois isto nessa cidade é um grande desafio.
    Com meus sinseros agradecimentos: Tiago Figueirôa.

    Curtir

  2. abri uma loja no bairro agua limpa em junho de 2009, hoje minha loja vende em media 8.000,00 por mes, tiro um salario de 1.500,00, tudo o que eu compro para minha loja , eu compro a vista,dai consigo desconto. ganho em media em cada peça 2/3 do valor de venda
    gostaria de abrir mais uma em outro bairro, sera que e o momento?

    Curtir

Deixe um comentário