Inovação: Uma vantagem competitiva para as empresas de todos os portes

vantagem competitiva

Porque investir em tecnologia de proteção de dados é uma boa medida em um cenário econômico desafiador.

A crise econômica mundial tem afetado todos os setores da economia, inclusive as pequenas e médias empresas. Quando falamos de um contexto econômico desafiador, é natural que as empresas não consigam discernir investimentos e custos, principalmente quando falamos em tecnologia. Com o atual cenário as empresas começam a hesitar sobre seus investimentos em TI (tecnologias de informação), da mesma maneira que fazem com seus anúncios de publicidade e captação.

Começam a classificar esse gasto como desnecessário e os executivos nem sempre são capazes de distinguir quais são os investimentos necessários em um contexto que requer maior eficiência deixando uma pequena margem para erro. Hoje, em um mundo de acesso cada vez mais intenso à informação, encontramos empresas que não assimilam a importância em proteger devidamente seus dados e ver as tecnologias de informação como uma medida para otimizar sua produtividade e aumentar a competitividade.

Segundo analistas do IDC, os atuais problemas da economia mundial afetam o crescimento da indústria de tecnologia latino-americanas, evidenciando uma retração de 14,4% para 9,6% em 2009. Contudo, uma das áreas que serão menos afetadas nessa desaceleração é a de armazenamento de dados. Isso porque esse investimento é parte da estratégia de crescimento da empresa acompanhando seu desenvolvimento para ser possível dar continuidade aos negócios protegendo os dados e assegurando seu acesso. A informação se transformou em seu ativo principal e os riscos de perdas ou interrupções no sistema afetam diretamente o desempenho das empresas no mercado.

No cenário atual, o investimento tecnológico está ligado também à necessidade das empresas de fazer mais com menos. Percebemos que as empresas em crescimento devem apostar na otimização da administração da infraestrutura em TI, para dar um respaldo eficaz ao negócio. Para isso necessitam eliminar a complexidade do armazenamento de dados e reduzir os custos administrativos de suas plataformas de TI, evitando as interrupções nos sistemas e no tempo de inatividade. A continuidade dos negócios e ‘disaster recovery’ são exigências críticas crescentes, porém, em um ambiente econômico desafiador como o atual, evitar a paralisação dos negócios é imprescindível. Para tanto, consolidar os dados de um mesmo ambiente administrativo em vez de distribuí-los entre vários servidores é um passo fundamental para eficiência operacional.

Inovar com tecnologia em tempos de crise para resguardar a informação vital à empresa e ajudar a gerenciar eficazmente o crescimento da infraestrutura de TI é uma tendência atual. Afinal o investimento será vital para que a empresa se torne mais competitiva e gere mais lucros para o negócio.

Por que as empresas devem priorizar investimentos em armazenamento?

– Porque os dados e os ativos tecnológicos das empresas atuais aumentam de volume e complexidade;
– Porque representa uma solução para hoje e também uma estratégia para o futuro;
– Porque a consolidação do armazenamento externo simplifica a administração, incrementa a eficiência e melhora o gerenciamento do ambiente, reduzindo os custos operacionais;
– Porque facilita a proteção de dados online e também o recuperação das informações históricas;
– Porque investir em ativos obsoletos, como a proliferação do armazenamento interno de servidores é mais caro que adquirir tecnologias do armazenamento no médio prazo;
– Porque em tempos de crise as prioridades apontam um rápido retorno dos investimentos realizados e isso é o que as soluções de armazenamento oferecem.

Anúncios

Um comentário sobre “Inovação: Uma vantagem competitiva para as empresas de todos os portes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s