PROTEC lança livro que ensina a elaborar projetos de inovação

Inovação PROPEC

Objetivo é oferecer às empresas uma apresentação didática das técnicas de planejamento, formulação, avaliação e tomada de decisões para quem quer investir em inovação tecnológica

Como uma empresa pode formular um projeto consistente de inovação tecnológica? As tarefas de identificar os recursos necessários, estabelecer cronograma e orçamento factíveis, preparar estudos de viabilidade, analisar detalhadamente os riscos e buscar as fontes mais adequadas de recursos financeiros podem ser bastante complicadas para empresas sem uma longa experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos. Com o objetivo de apoiar empresas que querem inovar, a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) lança, nesta segunda-feira (15/06), no Rio de Janeiro, o livro Projetos de Inovação Tecnológica: planejamento, formulação, avaliação, tomada de decisões, escrito pelo engenheiro Joel Weisz.

Mestre em engenharia de produção pela New York University com MBA Executivo da Coppead-UFRJ e autor do manual Mecanismos de Apoio à Inovação Tecnológica, editado pelo Senai, Weisz tem anos de experiência na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), onde trabalhou como gerente de Tecnologia. Atualmente, Weisz é diretor da PROTEC e coordena os cursos gratuitos de elaboração de projetos de inovação tecnológica promovidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“Em minha atividade profissional tenho me deparado com muitas propostas de desenvolvimento tecnológico em que fica patente a incompreensão, por parte de quem as redige, do que seja um projeto, em geral, ou um projeto de inovação, em particular. Projetos inviáveis são por vezes vendidos de modo muito atraente enquanto boas propostas deixam de receber a merecida atenção por não terem sido bem formuladas. O livro se propõe a suprir uma parte desta lacuna, como contribuição aos tomadores de decisão, aos formuladores e aos gestores de projetos de inovação tecnológica”, explica o autor.

Editado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DN) e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional), o livro Projetos de Inovação Tecnológica: planejamento, formulação, avaliação, tomada de decisões atende a uma demanda da Rede de Entidades Tecnológicas Setoriais (Rets). O lançamento acontece no Espaço Cultural Finep (Praia do Flamengo 200, Pilotis, Rio de Janeiro), nesta segunda-feira, 15 de junho, às 18h, com a presença do autor.

12 comentários sobre “PROTEC lança livro que ensina a elaborar projetos de inovação

    • Prezado Valber,

      Sigiro o Sr. entrar em contato com a PROTEC e solicitar os procedimentos para obtenção do livro: Projetos de Inovação Tecnológica.

      Informamos que o mesmo é recente e foi lançado nesta segunda feira (15/06)

      TEL (21) 3077-0800

      End:
      Av. Churchill, 129 /1101
      Centro – Rio de Janeiro – RJ
      CEP 20020-050

      Site: http://www.protec.org.br/faleConosco.asp

      Atenciosamente,

      Flammarion Cysneiros | Consultor
      Gestão do Conhecimento, Tecnologia
      Empreendedorismo e Inovação

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s