Empreendedorismo em alta

Empreendedor

Saiba como garantir a saúde financeira de um novo negócio.

É cada vez maior o número de pessoas que querem abrir o próprio negócio. De acordo com dados do Sebrae, as microempresas representam 93,8% do total de empresas no Brasil, embora a grande maioria desconheça o que precisa ser avaliado antes de partir ou não para esta empreitada. Para apontar os caminhos do sucesso profissional para quem se encaixa neste perfil, o Sua Vida em Dia entrevistou o gerente da área de Estratégias e Diretrizes do Sebrae/RJ, Cezar Kirszenblatt. A seguir, confira as dicas do especialista quanto ao perfil profissional do empreendedor e as formas de capacitação para quem quer deslanchar no novo negócio.

– O sonho de se ter o próprio negócio não deve ser motivado apenas pelo dinheiro que se pode ganhar. “Para ser empreendedor, é preciso ter vocação e algumas características básicas: ser perseverante, criativo, ter uma postura otimista, correr riscos calculados e não desistir facilmente. Empreender tem muitos significados, e um deles certamente é reconhecer que há problemas e obstáculos e que é preciso assumir a tarefa de superá-los”, afirma o gerente.

– A experiência é importante para o sucesso de uma nova organização, mas não é fundamental. “Mesmo com pouca experiência, é possível criar uma empresa, desde que se tenha vocação. Além disso, é indispensável que o profissional procure a sua capacitação, de preferência em cursos de gestão”, explica.

– Reuna o máximo de informações possíveis, por meio de pesquisas complementares e a consultoria de instituições de apoio. No Brasil, a principal instituição de apoio ao negócio é o Sebrae, que oferece consultoria e cursos de capacitação para qualificar o futuro empreendedor, como o Empretec. A instituição oferece ainda um programa presencial que ensina todas as etapas da abertura de um negócio (próprio). A iniciativa não é gratuita, mas o Sebrae subsidia parte do investimento.

– A oportunidade que você tem em vista vai exigir muitos investimentos. Suas sondagens preliminares já devem fornecer a noção das necessidades em cada um desses elementos e do seu custo também. “Um primeiro dado a considerar é o capital que você já dispõe. Se não for suficiente, pode-se pensar em pedir um empréstimo bancário. Mas antes de recorrer a um financiamento, verifique se é condição imprescindível para o sucesso de sua empresa e as vantagens de tomar emprestado dinheiro do banco. Só o faça quando estiver seguro de que a empresa terá condições de pagá-lo. Neste caso, o ideal é buscar a ajuda de um consultor financeiro”, recomenda Cezar.

– Elabore um Plano de Negócio para orientá-lo, com clientes, concorrentes, fornecedores, seu ambiente de negócios e, principalmente, seus recursos disponíveis.

– Procure todas as informações sobre a parte burocrática para agilizar o processo de registro da empresa e evitar gastos desnecessários. O Sebrae disponibiliza em seu site um guia prático para registro de empresas, com o passo a passo para abrir o próprio negócio. Além disso, o empreendedor pode buscar informações em todas as instituições que exigem o registro da empresa, como a Prefeitura da cidade onde o negócio será aberto, o Estado, a Receita Federal e a Previdência Social. Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio Ambiente e em outros órgãos de fiscalização.

Para mais informações, visite o site www.sebrae.com.br ou procure um posto da instituição mais próximo.

A importância de se programar financeiramente

Quem pretende abrir o próprio negócio deve ter em mente que estará assumindo mais riscos financeiros, por isso, precisará prevenir-se dos imprevistos. O ideal é investir parte de sua reserva em um plano de aposentadoria, um seguro de vida (invalidez temporária ou permanente) ou ainda na segurança do próprio negócio, meios capazes de minimizar possíveis impactos no orçamento familiar.

Anúncios

Um comentário sobre “Empreendedorismo em alta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s