Seminário: Clientes e pessoas são o foco da gestão da Brasal

Brasal

Há  dez  anos,  a  busca  pela  excelência  na  gestão  dos  negócios  norteia  os  trabalhos  da  Brasal Refrigerantes,  que  tem  alcançado  reconhecimento  nacional.  O  resultado  deste  trabalho  pode  ser  comprovado  em  números.  O  market  share  de  valor  da  empresa  passou  de  62,9%  em  2001  para  79%  em  2008.  O  faturamento  bruto  da  empresa  cresceu  mais  de  51%,  passando  de  R$  288  milhões  em  2005,  para  R$  436  milhões,  em  2007.  Renato Barbosa, diretor geral da Brasal Refrigerantes, destaque no critério Clientes no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2008, foi um dos palestrantes do 17º Seminário Internacional em Busca da Excelência, promovido dia 20 de maio pela FNQ.

“Nossos  indicadores  econômicos  são  os  melhores  do  Brasil,  mesmo  em  comparação  com  outras  empresas  fabricantes  de  Coca-Cola  do  mundo  todo.  A  gente  consegue,  por  meio  da participação no PNQ  e  do  Modelo de Excelência da Gestão® (MEG),  transmitir  para  a  organização  inteira  o  aspecto  motivacional  pelo  aperfeiçoamento  da  gestão”,  explicou  Barbosa.

No  relacionamento  com  os  clientes  e  o  mercado,  a  Brasal  é  totalmente  focada  no  desenvolvimento  de  relações  de  parceria.  Adota  vários  programas  para  ajudar  a  identificar,  analisar  e  compreender  as  necessidades  dos  clientes.  Entre  eles,  as  “visitas  ao  mercado”,  que  consistem  em  pesquisar  as  necessidades  dos  clientes,  as  novas  tendências  de  mercado  e  dar  um  feedback  sobre  as  atividades  de  comercialização  e  distribuição. 

Pessoas e sustentabilidade

De acordo com o diretor, a organização acredita que a chave do êxito são as pessoas, pois são elas que criam, implementam, movem acompanham e aperfeiçoam todos os processos. “Para receber uma promoção, os funcionários têm de passar por treinamentos e, ao final do curso, há uma prova escrita. O resultado dos testes, somado ao atingimento das metas, permite que o funcionário seja promovido. A empregabilidade depende dessa equação”.

O  Centro  de  Negócios é  um  espaço  de  capacitação  onde,  diariamente,  são  recebidos  clientes,  convidados  pelos  coordenadores  de  vendas,  para  um  treinamento  em  técnicas  de  vendas  no  varejo,  além  de  uma  visita  a  um  ambiente  cenográfico,  representando  quatro  canais  de  mercado:  bar,  padaria,  mercado  e  loja  de  conveniência. 

Segundo Barbosa, o conceito de sustentabilidade pode ser definido como a capacidade de desenvolver a atividade econômica, atendendo às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. “Envolve temas como o uso racional dos recursos naturais, reciclagem, ética e cidadania, entre outros. A Brasal tem consciência da importância de se aprofundar no compromisso com as práticas sustentáveis. Por isso, atua junto aos órgãos governamentais, com propósito de atender os requisitos legais vigentes relacionados à responsabilidade sócio-ambiental”, finalizou o diretor.

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