Inovação: Exemplos de sucesso de Vídeo/Web Conference

videoconferências

Na educação, saúde e justiça há iniciativas que comprovam o quanto vale a pena apostar nas videoconferências.

Além de facilitar a comunicação entre profissionais e empresas, a videoconferência pode ser utilizada por órgãos do governo para planejar ações simultâneas em diversas cidades, pelo poder judiciário para evitar deslocamento de presos e de juízes e por hospitais para salvar vidas.

Nos três casos, Pernambuco é considerado estado referência no Brasil. O exemplo mais concreto está no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que desde 1998 utiliza a tecnologia para realizar procedimentos médicos, sendo o primeiro hospital a adotar a novidade no país.

“Estamos conectados com diversos centros médicos no mundo, como o Hospital Saint Jude, que nos ajudou a inverter o quadro de mortalidade de crianças com câncer. Saímos de 70% de casos com morte para 80% de recuperação, com médicos dos dois países interagindo constantemente. Além disso, promovemos treinamentos em conjunto com o Hospital Sírio-Libanês (SP) e fazemos interconsultas com o Hospital Domalan, em Petrolina, onde se pode utilizar câmeras para ver detalhes, como a pele e os exames dos pacientes”, conta o diretor de TI do Imip, Márcio Moraes.

Desde 2008, a rede PE-Multidigital, que conecta praticamente todos os municípios de Pernambuco, disponibiliza para as secretarias e órgãos do governo salas de videoconferência para reuniões e treinamentos. Já são 12 unidades distribuídas por Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Salgueiro, Petrolina, Caruaru, Palmares, Garanhuns, Nazaré da Mata e Recife. “Estamos utilizando o sistema como instrumento de gestão. O nosso maior usuário, por exemplo, é a Polícia Militar, que semanalmente solicita os equipamentos para montar estratégicas com os batalhões da capital ao sertão. Antes, alguns policiais chegavam a perder dias para vir ao Recife participar da reunião, agora eles não precisam se deslocar mais do que 200 quilômetros”, afirma Romero Guimarães, diretor de TI da Agência de Tecnologia da Informação, órgão responsável pela rede.

Outro exemplo é o Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, e as penitenciárias Barreto Campelo e Aníbal Bruno, que realizam teleaudiências para acelerar o julgamento de presos desde 2001. Os equipamentos também foram os primeiros a serem instalados com esta finalidade no país e já serviram como exemplo para outros estados. A conversa funciona de maneira simples, através de dois televisores e um aparelho que permitem o controle do áudio e do vídeo. Em uma TV, o juiz pode ver a imagem da sua própria sala, que também é enviada para os presídios. Na outra, ele recebe a transmissão da cadeia, podendo ver e falar com o detento e a advogada de defesa.

Gratuito

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dispõe de uma estrutura pública de videoconferência para educação a distância. O espaço é aberto a estudantes, professores e diversos departamentos da instituição, mas também pode ser solicitado, em caráter especial, por outras entidades locais. A sala é composta por cerca de 30 computadores, projetor e equipamento de transmissão e funciona integrada com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que possui polos em Ipojuca, Limoeiro, Olinda, Pesqueira, Tabira e Trindade, além de outros em formação. Para saber mais, acesse www.uab.capes.gov.br ou ligue para o número (81) 2126-8593.

Fonte: DP

Veja também

Mais informações sobre Webcasts
  1. Práticas de governança da CPFL Energia é tema do webcast desta quinta-feira
  2. Peter Senge participa de webcast do Grupo Santander Brasil
  3. Disseminação das estratégias
Logomarca Cysneiros e Consultores Associados
 
Anúncios

Um comentário sobre “Inovação: Exemplos de sucesso de Vídeo/Web Conference

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s