Programa incentiva internacionalização de firmas da AL. Consórcio receberá G15 milhões.
Foi lançada ontem em São Paulo a quarta etapa do Al-Invest, um programa da União Europeia (UE) voltado ao estímulo à internacionalização das pequenas e médias empresas da América Latina. Até amanhã, empresários, dirigentes de entidades industriais e representantes da União Europeia e de órgãos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estarão reunidos em São Paulo para debater planos de ação para esta nova fase do projeto.
— A maior parte das atividades está associada a capacitação, treinamento e apoio direto às empresas que queiram expandir os negócios para a Europa e também para outros países da América Latina — explicou José Augusto Fernandes, diretor-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participou da abertura do encontro.
A CNI vai liderar um dos três consórcios regionais recém criados, representando os interesses das empresas dos países do Mercosul, do Chile e da Venezuela.
O consórcio receberá C15 milhões da União Europeia para a execução de projetos de inserção internacional. Segundo estimativas da CNI, cerca de 7,5 mil empresas de pequeno e médio porte desses países devem ser beneficiadas.
— A escolha da CNI é o reconhecimento da liderança que a indústria brasileira exerce na região — ressaltou Fernandes.
Alessandro Teixeira, presidente da Agência de Promoção das Exportações (Apex), que representou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, no lançamento da nova etapa do programa, lembrou que hoje, das cerca de 350 feiras que a Apex promove pelo mundo, 200 ocorrem em países da União Europeia.
Criado há 15 anos, o programa Al-Invest já consumiu C145 milhões em ações de promoção de negócios de pequenas e médias empresas.
Opinião da Cysneiros Consultores:
Para Flammarion Cysneiros, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos da ICOMUNI Consultoria, esta iniciativa da Europeia (UE) trará ganhos para as Micro e Pequenas Empresas e o aumento da exportação de produtos da América Latina para o Mundo.
