Buscadores online procuram por seu futuro na Web

Buscadores online

Usuário também pode filtrar seus resultados por tipo de conteúdo, como vídeos, reviews ou posts em fóruns.

Pode até ser uma coincidência, mas o fato é que, depois de muito tempo num relativo marasmo, o setor de buscas viu várias mudanças acontecerem. Tudo em menos de um mês. Durante o evento Searchology, o Google mostrou ferramentas que ampliam a capacidade do usuário de filtrar os resultados por tipo ou data de publicação do conteúdo, dentro da opções de pesquisa (Search Options). A ferramenta oferece novas maneiras de separar os resultados de busca por meio de gráficos dos termos que guardam alguma relação entre si.

O usuário também pode filtrar seus resultados por tipo de conteúdo, como vídeos, reviews ou posts em fóruns, ou ainda período da procura, como termos digitados durante as últimas 24 horas ou durante o último ano. Dentro da busca por vídeos, é possível selecionar obras pela duração. No mesmo evento, a companhia demonstrou o Google Squared, um projeto do Labs que tenta organizar as informações reproduzidas na busca, dando a elas um contexto. Essa é a primeira tentativado Google na chamada web semântica e tenta colocar ordem em informações que vêm de diferentes fontes online e que acabam sendo formatadas de maneira diferente.

Outra empresa do setor a apresentar mudanças foi o Yahoo!. A principal aposta é na forma como os seus resultados são expostos. A norte-americana detalhou seus planos de diminuir gradualmente a quantidade de links oferecidos após uma busca. Para ela, não adianta oferecer milhões de sites, se o usuário vai atrás dos que têm melhor qualidade. De acordo com a companhia, o objetivo de quem atua no segmento é de cada vez mais tentar adivinhar qual a intenção do internauta. “Está na hora de acabar com a enorme lista de links azuis. Nós queremos deixar de lado a recuperação de documentos como centro da busca e tentar saber o que quer realmente o usuário”, disse o chefe do Yahoo! Labs, Prabhakar Raghavan, ao site Cnet News.

O Yahoo! demonstrou alguns de seus projetos em estudo. Entre eles, uma busca que informa análises críticas, por exemplo, em procura porrestaurantes. Para a empresa, se a pessoa procura por um restaurante está claramente expressando uma intenção de ir a esse lugar, e o Yahoo! deve compreender essa intenção.

BING

Resultados semelhantes – A ferramenta sugere uma lista de resultados possíveis para uma busca semelhante. Se o usuário, por exemplo, quer encontrar informações sobre “diabetes”, aparece ao lado resultados como “sintomas para diabetes”, “alimentos para diabéticos”, entre outras referências.

Filtros – O refinamento é um dos pilares do Bing. Numa busca por foto, por exemplo, a ferramenta oferece a possibilidade de escolher o tamanho, formato, cor, estilo (ilustração ou foto) e até se a imagem deverá ter a presença de pessoas ou não.

Viagens – Na ferramenta viagem, é possível fazer pesquisas por hotéis, destinos, companhias aéreas e mapas. Ao fazer uma busca por “hotéis em NY”, por exemplo, ele gera opções de filtros, como preços, número de estrelas, raio de localização do centro da cidade, entre outros.

Preview – Ao gerar uma lista de links, o Bing possibilita oferecer uma espécie de preview do site antes que o usuário clique. Na busca por vídeos, basta passar o mouse por cima do resultado para começara ver o filmezinho rodanmdo sem ter que entrar no site para carregá-lo.

Compras – Ao fazer uma pesquisa por determinado produto, o site gera uma lista comparativa das lojas que o comercializam e ainda oferece um sistema de classificação, onde o internauta pode avaliar a sua satisfação entre os consumidores.

Google

Compartilhe comentários – Agora, o usuário pode fazer um comentário numa caixinha de diálogo que se abre ao lado da lista de links sobre um determinado site e compartilhá-lo com outras pessoas.

Defina prioridades – O internauta pode subir ou baixar a colocação de um site na página do resultado de uma pesquisa de acordo com a sua preferência. Também é possível compartilhar esse resultado “personalizado” com outras pessoas, já que o site gera um link da página depois das mudanças.

Adicione um resultado – Na parte inferior da página de resultado da pesquisa, pode-se adicionar uma página que você considera relevante para a pesquisa. Basta digitar a URL numa caixa e clicar em adicionar. Quando você fizer a mesma pesquisa no futuro, verá a página sugerida na parte superior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s