Mundo vai investir US$ 1,6 trilhão em mídia e entretenimento

Mídia e Entretenimento

A estimativa para o ano de 2013 é da PricewaterhouseCoopers. O crescimento dos segmentos digitais vai superar de longe o do restante do setor. No Brasil, a atividade vai movimentar US$ 32,9 bilhões.

O investimento mundial em entretenimento e mídia atingirá US$ 1,6 trilhão em 2013, com um ritmo anual de crescimento médio de 2,7%. Enquanto isso, o avanço no conteúdo digital compensará o declínio nos tradicionais modelos de receita, afirmou a PricewaterhouseCoopers por meio do relatório “Global Entertainment and Media Outlook: 2009-2013”.

De acordo com o relatório, a migração para o entretenimento digital será acelerada na medida em que as empresas buscam mais eficiência em publicidade e distribuição, em meio à crise, e os consumidores procuram mais controle sobre o conteúdo.

No Brasil, o aumento médio anual deve ficar em 4,6%. A atividade vai movimentar US$ 32,9 bilhões. A América Latina, com destaque para o Brasil, está à frente deste processo. A previsão é de uma utilização da web e geração de receita com ela muito maiores. De acordo com o estudo, a América Latina é a região que apresentou maior crescimento da indústria de entretenimento em 2008. O incremento foi de 10,1%.

Os segmentos que puxam a expansão são publicidade online, gasto com acesso à rede e videogames. No caso do Brasil houve uma melhoria das estruturas de acesso à web, a exemplo do incremento da banda larga e um crescimento da penetração do serviço. O país tem hoje 41 milhões de internautas e é líder no ranking mundial de tempo médio de navegação.

O relatório também mostra quedas no consumo e no investimento publicitário até 2011, em certas áreas, com retorno de um crescimento em 2012 e 2013, e que as empresas de mídia estão lutando para atrair receita de audiências fragmentadas e móveis.

O crescimento dos segmentos digitais vai superar de longe o do restante do setor. Foram previstos declínios de receita ao longo do período para a publicidade em TV, livros didáticos e comerciais e o mercado de revistas, bem como para música gravada e jornais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s