As cidades mais digitais da América Latina

Salvador Cidade Digital

“Ranking Motorola de Cidades Digitais” selecionou 25 prefeituras que se destacam na integração de secretarias e redes sem fio.

São Paulo e Salvador são as cidades da América Latina mais avançadas no quesito digitalização da administração pública. Classificado pela Motorola, o ranking de Cidades Digitais divulgou nesta segunda-feira (26/6) os resultados de sua primeira etapa, no qual selecionou 25 das 150 prefeituras inscritas no estudo.

A pesquisa foi realizada pela consultoria argentina Convergencia Research em 15 países da América Latina. O relatório completo está no site do Ranking Motorola de Cidades Digitais.

O estudo destaque que, entre as repartições públicas, 83% estão interconectadas na mesma rede e 50% das cidades utilizam mais de uma tecnologia de acesso para conexão.

Em Salvador, por exemplo, 90% das secretarias estão conectadas em uma mesma rede e 100% delas dividem aplicações. O site do município permite obter o status de solicitações e candidatar-se a concursos públicos, entre outros. Salvador também avança na cobertura de redes sem fio gratuitas.

A cidade de São Paulo possui 99% de suas secretarias interconectadas em uma mesma rede, também dividindo aplicações e tecnologias como sistema de rastreamento, telemetria e transferência remota de dados, levantou a pesquisa. A capital paulista também se destacou por oferecer um site com diversos serviços à população, 300 telecentros municipais ou semi-municipais (parcerias com a iniciativa privada) e redes sem fio gratuitas disponíveis em algumas escolas inclusive nos finais de semana.

A pesquisa usou aspectos como infraestrutura de banda larga, número de usuários de internet, governo, eletrônico como digitalização de processos, secretarias em uma mesma rede, oferta de banda larga sem fio, entre outros, para avaliar as cidades inscritas.

Na segunda e última etapa da pesquisa, será medido o nível de interação digital entre Estado, indivíduos e empresas de cada município.

Opinião da Cysneiros Consultores:

Flammarion Cysneiros - CEO - ICOMUNI ConsultoriaPara Flammarion Cysneiros, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos da ICOMUNI Consultoria, as tendências e inovação no setor de TI têm impulsionado as empresas de tecnologia que tem a inovação como foco nos seus produtos e soluções. O setor governamental tem acompanhado esta tendência de investimento e modernização.

A ICOMUNI Consultoria empresa há mais de 5 anos no mercado, presta consultoria de Gestão da Informação e novas tecnologias E-gov (Governo Eetrônico) para modernização das cidades.
Mais informações sobre Tecnologia da Informação
  1. Teclado comum X tela de toque, a inovação tem nome: “touchscreen”
  2. Números, pesquisas e estatísticas do mercado de tecnologia da informação.
  3. Boleto digital: bancos brasileiros investem R$ 77 milhões em projeto
  4. HTML 5 ameaça padrões web como Flash e Silverlight, dizem especialistas
  5. Tecnologia da informação pode acelerar implantação de projetos habitacionais
  6. IBM investirá US$ 100 milhões em pesquisa de tecnologias móveis
  7. Área de risco será foco dos investimentos em TI no setor financeiro
  8. Projetos de Tecnologia E-Gov
Logomarca Cysneiros e Consultores Associados

TopoBlog_ Flammarion

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s