Forrester Research aponta, contudo, desaceleração mais intensa de compras de serviços e produtos de tecnologia ao longo do ano.
Nos Estados Unidos, a retomada de investimentos em produtos e serviços de Tecnologia da Informação deve ocorrer a partir do quarto trimestre de 2009, enquanto em outros mercados o desempenho deve melhorar no primeiro trimestre de 2010, informou a consultoria Forrester Research na terça-feira (30/6).
As compras relacionadas a TI, por empresas e governos, devem cair 10,6% este ano, diz a Forrester. A previsão anterior, realizada no início de 2009, apontava queda de 3%. Nos Estados Unidos, a queda deverá ser de 5,1%, contra os 3,1% apontados anteriormente, de acordo com a mais recente atualização trimestral da consultoria. Novos dados a respeito da desaceleração de investimentos ao longo do primeiro trimestre fizeram a Forrester reavaliar os números.
Apesar de indicar uma queda maior do que a esperada, a Forrester mantém a expectativa de que 2010 será um ano de recuperação nas vendas do mercado de tecnologia da informação em todo o mundo.
As compras de hardware devem cair 13,5%, enquanto a aquisição de equipamentos de comunicações deve desacelerar 12,4%. A tendência é que os gastos com software recuem 8,2% e que investimentos em outsourcing e consultoria caiam 8,6%, segundo a Forrester.