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Conquiste os internautas!

Desenvolvi um site para venda de produtos artesanais que confecciono. Quais estratégias devo adotar na sua divulgação?

Embora você possa pensar que a parte mais difícil em uma empresa online seja o planejamento e o desenvolvimento do site, ao fazer isso, apenas metade do caminho terá sido percorrido. Você ainda tem de fazer com que as pessoas visitem o site e, como se não bastasse, também terá de convencê-las a comprar, considerando que a finalidade do site seja vender algo. Veja abaixo algumas estratégias para direcionar o tráfego em um site.

Ofereça conteúdo diferenciado. Para tornar seu espaço virtual atrativo, ele deve ter algum diferencial, algo que os visitantes não encontrem em outros lugares. É importante manter o espaço sempre atualizado, o que também incentiva o cliente a voltar.

Cadastre-se nos principais sites de busca. Pense como seus potenciais clientes procurariam seus produtos na internet e utilize essas palavras-chave em todos os cadastros que você realizar.

Invista em promoções e em brindes. Use esses artifícios para incentivar as pessoas a se cadastrarem no site e o indicarem. Alguns exemplos são vale-desconto, frete grátis e brindes na primeira compra.

Torne seu site uma referência. Visite grupos de notícias e torne-se especialista na sua área para promover o site de maneira sutil. Com isso, sua meta não é vender, mas se tornar uma referência ao fornecer informações úteis, que podem ser divulgadas por meio de um jornal eletrônico, por exemplo. Sua identificação de e-mail e outras informações de contato, nesse jornal, são o que vão trazer os clientes ao site e vender produtos e serviços.

Mídia espontânea. Gere artigos informativos relacionados ao assunto e os envie para boletins eletrônicos que atinjam seu mercado. Inclua as informações da sua empresa e o endereço do site nos dados biográficos.

Promover um site na internet é uma atividade que exige grande dedicação. Ao contrário de uma loja presencial, onde um bom ponto de venda pode fazer a diferença, na internet, é preciso pensar em como tornar o endereço conhecido e fazer com que o visitante volte sempre.

O guia do RH eficiente

Recentemente, tive a oportunidade de prestar consultoria para um órgão público e um dos pontos-chave foi a definição de quais resultados são esperados do setor de recursos humanos e como avaliá-los. Para isso, construímos alguns indicadores que serão utilizados na gestão da área a fim de acompanhar se as ações implementadas estão gerando os resultados desejados. Esses indicadores podem ser utilizados por qualquer empresa ou órgão público. Veja alguns exemplos:

Horas extras. Esse indicador pode demonstrar, por exemplo, se o número de funcionários está abaixo do necessário, causando um alto índice de trabalho além do expediente. Seu cálculo é a relação entre a quantidade de horas extras, independentemente do pagamento ou da acumulação em banco de horas, dividida pelo total de horas trabalhadas.
Índice de reclamações trabalhistas. Uma empresa com bom resultado nesse indicador demonstra uma política de respeito aos direitos de seus funcionários. Seu cálculo é a relação entre o número de reclamações trabalhistas acumuladas nos últimos 12 meses dividido pelo número de funcionários desligados no mesmo período.

Rotatividade de pessoal. O cálculo do índice de rotatividade de pessoal é baseado no volume de entrada e saída de funcionários em relação aos recursos humanos disponíveis em certa área da empresa, dentro de certo período de tempo. Um alto índice de rotatividade pode demonstrar diversos problemas, como chefes que não sabem se relacionar com funcionários, ambiente de trabalho inadequado ou política salarial abaixo da média do mercado.
Absenteísmo. É a relação do grau de ausência ao trabalho dividido pelo número total de horas trabalhadas. Considere as ausências ao trabalho de dias inteiros dos empregados ativos e até no máximo 15 dias para os casos de auxílio-doença e acidente de trabalho.

Custo médio de treinamento. Essa informação demonstra o valor médio investido em treinamento por funcionário. Seu cálculo é a relação do valor gasto com treinamento dividido pelo número de pessoas que trabalham na empresa, considerando treinamento externo e interno e incluindo despesas de viagens.

Esses são alguns dos indicadores que poderão ajudá-lo na identificação dos problemas enfrentados pelo setor de recursos humanos da sua empresa. Por meio deles, é possível identificar as causas, quais estratégias devem ser desenvolvidas e como acompanhar seus resultados.

Fonte: Correio Brasiliense

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