Lei do SAC: setor de telefonia é o campeão de reclamações, diz Procon-SP

call

Operadoras foram alvo de 3.398 reclamações do total de 5.154 registradas do dia 1º de dezembro até esta segunda-feira (6/7).

O setor de telefonia foi o campeão de reclamações sobre o descumprimento das novas regras do call center nos últimos sete meses, informou o órgão de defesa do consumidor, Procon-SP nesta segunda-feira (6/7).

Desde 1º de dezembro, quando começaram a valer novas regras de atendimento telefônico para setores regulados pelo poder público federal, até hoje o site do Procon recebeu um total de 5.154 denúncias de consumidores, sendo 3.398 destinadas ao setor de telefonia.

O segmento de TV por assinatura ficou em segundo lugar entre os que mais receberam reclamações sobre o não cumprimento das regras do call center, com 433 denúncias. Em terceiro, as administradoras de cartões de crédito receberam 389 denúncias pelo ‘Questionário sobre SAC de Fornecedores‘, disponível na página principal do site do Procon-SP.

Veja abaixo a lista completa de reclamações sobre a lei do SAC:
(Setor – Número de denúncias)

1 – Telefonia – 3.398
2 – TV por Assinatura – 433
3 – Administradoras de cartões – 389
4 – Bancos – 279
5 – Planos de Saúde – 256
6 – Financeiras – 200
7 – Aviação 147
8 – Energia Elétrica – 52

As reclamações são analisadas pela diretoria de fiscalização do Procon-SP e as empresas que descumprirem as regras serão autuadas e responderão a processo administrativo na Fundação Procon-SP. A multa pelo descumprimento das regras pode variar de 212 reais a 3,2 milhões de reais, dependendo de fatores como gravidade e quantidade de infrações cometidas e com a condição econômica do infrator.

O órgão ainda não informou quantas empresas foram efetivamente multadas pelo descumprimento das novas regras. Entre as mudanças nas novas regras do call center está a exigência de que o cliente tenha a opção de falar com um atendente e cancelar serviços entre as primeiras alternativas do menu eletrônico e de que o usuário não tenha mais que digitar dados – como número de conta, CPF ou RG – para ser atendido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s