Marketing de Busca como Marketing de Relacionamento

Marketing de Busca

O Marketing de Relacionamento, para ser eficaz, precisa encontrar as ferramentas que proporcionem o desenvolvimento da melhor relação possível com o público-alvo. Essas ferramentas variam caso a caso e envolvem qualquer forma de comunicação baseada em permissão e mão dupla, já que não pode existir bom relacionamento sem ambas. Assim, para negócios e empresas cujo público-alvo seja usuário regular da web, a busca, ou o Marketing de Busca, é uma das ferramentas mais importantes para se iniciar o relacionamento.

Quando uma pessoa faz uma busca e encontra a sua empresa ou produto como resposta ao que procurava, ela provavelmente estará muito mais interessada em iniciar um relacionamento com a sua marca do que se você a estivesse bombardeando com mensagens e ações que interrompessem sua navegação na web, filme ou leitura. Além disso, utilizando técnicas de behavioral targeting associadas à busca, é possível lapidar a mensagem apresentada ao visitante do seu site baseando-se em seu comportamento. As pessoas não “são”, as pessoas “estão”, e, quanto mais se estiver em sintonia com elas no momento em que te buscam, melhor tende a ser o relacionamento.

Para a manutenção do relacionamento, apesar de as ações bem planejadas de e-mail marketing passarem a ser mais eficientes do que a busca (já que incorporam muito mais informações sobre o público-alvo, permitindo avançar nos estágios de relacionamento), é importante salientar que cada vez mais pessoas usam a busca também para navegar nos sites com os quais já se relacionam e não apenas para buscar sites novos. Um exemplo disso é quando você digita o nome de uma marca ou empresa no Google para obter a URL do site da empresa em vez de digitar diretamente a URL do site no browser.

Num futuro próximo, a busca tende a se tornar ainda mais importante para o relacionamento já que a penetração da web nos diversos públicos deve se tornar cada vez mais acentuada devido ao barateamento da banda larga e computadores de acesso à internet, incluindo os devices móveis.

Anúncios

Um comentário sobre “Marketing de Busca como Marketing de Relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s