Brasil e EUA promovem ações bilaterais em inovação

Brasil EUA 003

Como transformar ideias em negócios empreendedores que promovam crescimento econômico e a geração de empregos é o assunto que Brasil e Estados Unidos vêm discutindo desde o início do ano nos Laboratórios de Aprendizagem em Inovação 2009. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Conselho de Competitividade Norte Americano (CoC). O tema será debatido no 3º encontro, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho, em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas.

Uma das propostas discutidas durante os laboratórios é desenvolver uma coalizão de educação para energias renováveis. A coalizão criará uma ponte formal entre as melhores instituições de pesquisa nos dois países em que alunos, corpo docente e ideias poderão se deslocar livremente. Outra proposta é a expansão do Programa de Gestão de Energia Industrial, que tem como objetivo reduzir em até 25% a intensidade da energia industrial nos próximos dez anos.

Ao todo, serão seis workshops este ano, realizados alternadamente no Brasil e Estados Unidos. O objetivo, segundo os organizadores, é debater como podem acelerar a transferência de conhecimento e tecnologia, estimular o empreendedorismo e desenvolver a próxima geração de inovadores nos dois países. Os dois primeiros laboratórios, realizados em abril e maio em Porto Alegre e Chicago, respectivamente, estiveram focados em investimento, talento e políticas de infraestrutura – voltados a fortalecer a capacidade de pesquisa tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. As duas próximas edições (São Paulo e Vale do Silício) estarão direcionadas à aplicação da pesquisa no mercado, e as duas últimas (Rio de Janeiro e Denver), no desenvolvimento da força de trabalho para a inovação.

O trabalho dos seis laboratórios resultará em conjunto de recomendações para os setores público e privado, identificará novas parcerias e negócios entre as duas nações e contribuirá para os debates da 2º Conferência sobre Inovação Brasil-EUA, que ABDI, CoC e MBC organizarão em abril de 2010 na Universidade de Georgetown, em Washington, D.C. A primeira Conferência foi realizada em julho de 2007, em Brasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s