Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresa

MPE2-competitividade

O Sebrae em Pernambuco inscreve, até 17 de agosto, para  o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresa, MPE Brasil, uma das mais importantes premiações no mundo dos negócios, que, em 2009,  comemora 10 anos de estrada. Conferido desde o ano de 2000, o evento visa promover o aumento da qualidade e da competitividade, destacando a boa gestão de micro e pequenas empresas.

Desde quando foi criado no ano de 2000 até 2008, já foram atendidas quase 10 mil empresas e reconhecidas mais de 100. A previsão é de que 1.800 empreendimentos sejam atendidos esse ano em Pernambuco e de 75 mil em todo o Brasil. O evento é direcionado às empresas que possuam renda bruta anual de até R$2.400 milhões, domicílio fiscal no Estado, comprovem regularidade fiscal e estatutária e que tenha completado, pelo menos, até um ano fiscal.

Há premiações para as categorias Indústria, Comércio, Serviços de Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos); Serviços de Educação e Tecnologia da Informação (desenvolvimento, implantação e gerenciamento de softwares) e Agronegócio. De olho nas ações ecologicamente corretas, haverá, ainda, um ganhador na classe de Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental.

Cenários das MPE – Apesar da crise financeira que vem inquietando a economia mundial, as micro e pequenas empresas em Pernambuco reagiram mais moderadamente aos efeitos de curto prazo da crise em praticamente todos os seus aspectos pesquisados, se compararmos com a média brasileira. Ou seja, em todo o território nacional os efeitos no curto prazo foram sentidos pelas MPE, porém, em Pernambuco esses efeitos foram menos intensos. Para 70% dos empresários entrevistados, as expectativas para o ano de 2009 são boas (58%) ou muito boas (12%), segundo sondagem realizada pelo Sebrae.

Campeãs
– E um exemplo de boa gestão mesmo em um período em que se atravessa uma crise, é a fazenda Frutti Hall, de Petrolina, campeã nacional na categoria agronegócios da edição 2008, que se conceitua cada dia mais no mercado de agronegócios. A empresa surgiu a partir de uma viagem de seus idealizadores para conhecer a região do São Francisco a fim de colher dados para a monografia do curso de administração do filho da proprietária, Iolanda Naressi, em junho de 2003, em Curitiba. Nesse ínterim, fez visitas a algumas fazendas no segmento e, com bases nas informações observadas, resolveram investir na região. A empresa também foi vencedora na versão pernambucana do prêmio de Competitividade para micro e Pequenas Empresas, no ano passado.

A Escola Professor Paulo Freire, de Salgueiro, também foi destaque nacional, ganhando na categoria serviços de educação, que trabalha desde 1989 as modalidades de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio com preparação para o vestibular. Destaca-se pela atualização constante das relações que estabelece com os conteúdos curriculares, sistema de avaliação, recursos de apoio pedagógico e formação continuada de seus profissionais. Ao longo desses anos, a escola participou de diversos projetos de conhecimento, sendo contemplada com o Prêmio Destaque na 8ª Ciência Jovem de PE, realizada pelo Espaço Ciência, em 2002. Entre outros prêmios, destacam-se o Top Ouro, em 2007, Prêmio Ibero-americano de Excelência Educativa, conferido em Congressos realizados Panamá (Cidade do Panamá), em 2007, e no Equador (Guayaquil), em 2008.

O MPE Brasil é uma realização do Sebrae e do Grupo Gerdau com o apoio da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco – FIEPE, Federação do Comércio do Estado de Pernambuco – Fecomércio/PE, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL, Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco – FACEP, Programa  Pernambucano de Qualidade – PROPEQ e Movimento Brasil Competitivo – MBC.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.premiompe.sebrae.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s