Universidade ajuda empresa a inovar em produto

Dengue_armadilha-thumb

Até conquistar reconhecimento, o empreendedor percorreu um longo caminho, que pode servir de guia para quem tem uma ideia inovadora

O pesquisador Álvoro Eiras, da Ecovec, desenvolveu um produto inovador com a ajuda de uma universidade pública e ganhou o prêmio de Bill Gates. “A premiação que a gente recebeu no Vale do Silício chama Tech Museum Awards, que é como se fosse um oscar da tecnologia”, conta o cientista.

Até conquistar reconhecimento, o empreendedor percorreu um longo caminho, que pode servir de guia para quem tem uma ideia inovadora. O pesquisador também trabalha na Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolveu a tecnologia inovadora: monitoramento inteligente da dengue, uma armadilha que captura a fêmea do mosquito transmissor da doença – aedes egipty. A universidade é a dona da patente.

A armadilha se chama MosquiTrap. O sistema ainda identifica as áreas de maior infestação. “O método convencional exige que o material seja levado para o laboratório, e só assim identificar o mosquito da dengue. A armadilha permite que você identifique o vetor no campo”, diz o pesquisador.

O MosquiTrap transmite as informações sobre os focos da doença via satélite e armazena esses dados na internet em forma de mapas georeferenciados. Com o sistema, Eiras consegue reduzir em cinco vezes os custos de uma campanha de combate à dengue.

O prêmio o ajudou na comercialização do produto. Hoje, ele vende para prefeituras de todo o Brasil. “Esse reconhecimento fez com que esses municípios procurassem a empresa, inclusive 100% dos municípios que pagaram por essa tecnologia renovaram o contrato”, comemora o empresário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s