Várias empresas e uma só Dell

dell

Ao menos uma vez por mês, Raymundo Peixoto, diretor-geral da Dell no Brasil, se reúne com um grupo de mulheres. Não se trata de nenhuma prática feminista. Ao contrário. Peixoto é líder do Wise, time de funcionárias que discute a inserção feminina na empresa. A iniciativa tem o incentivo de Michael Dell e da própria esposa de Peixoto e faz parte da política de gestão da gigante de computadores.

Com o intuito de criar um ambiente de trabalho aberto e diversificado, a Dell implantou uma série de ações diferenciadas. Para estimular a integração, dá voz a minorias. Para melhorar a produtividade e cortar gastos, adotou o sistema de home office. E para difundir a consciência ambiental, promove programas de proteção ao meio ambiente.

“Acreditamos que essas ações trazem maior comprometimento dos funcionários com a empresa. Eles se sentem valorizados e retribuem com ideias frescas”, afirma Peixoto. Aos 45 anos, seis deles dedicados ao comando da Dell no Brasil, o animado pernambucano é responsável por propagar um clima de positivismo entre os funcionários brasileiros. Clima esse que já contaminou até o CEO da companhia. Michael Dell se declara fã do bom humor da equipe brasileira. “Ele diz que temos um ambiente de muita energia e um grupo bem alinhado”, conta.

O estímulo à descontração é uma prática comum entre as empresas de tecnologia para incentivar a criatividade. O Google ficou conhecido por inserir atividades recreativas no horário de trabalho. A Microsoft liberou o uso de bermuda e chinelo pelos funcionários. Mas para Raymundo Peixoto, o caminho para um ambiente produtivo está no diálogo aberto, “por mais absurdas que as ideias possam parecer”, afirma. “A raiz da criatividade é ter pensamentos divergentes”, afirma a professora Tania Casado, da FIA (Fundação Instituto de Administração).

O executivo dá como exemplo de eficácia desse modelo a execução de um projeto para o Banrisul, Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa tinha menos de dois meses para instalar mais de 10 mil computadores nos escritórios do banco. “Nunca tínhamos feito isso antes”, lembra. Peixoto reuniu funcionários de todas as áreas da Dell para encontrar uma solução que pudesse tornar o prazo viável. “Desenhamos juntos e fizemos acontecer.” Resoluções do dia a dia também são decididas remotamente. Só em São Paulo, cerca de 60 funcionários da companhia trabalham de casa.

raymundopeixoto-dell“Antes me incomodava com o barulho de cachorro ou de crianças chorando em reuniões com funcionários em home office”, lembra Peixoto. “Agora acho supernatural e é até um motivo de descontração.” A integração de minorias também é uma das preocupações da Dell. No Brasil, três grupos foram formados para discutir melhores práticas nesse sentido. A comunidade DellTA reúne as pessoas portadoras de deficiências para buscar formas de atender melhor cada necessidade. Cerca de 20 representantes dos setores de Segurança e Saúde, Brigada de Incêndio e RH também participam das reuniões.

Já o Pride, foi criado por funcionários homossexuais com o objetivo de promover a tolerância e o respeito à diversidade de orientação sexual dentro da companhia e conta com 30 integrantes. Uma das conquistas da equipe foi incluir seus parceiros homossexuais no programa de benefícios da empresa. O último grupo, comandado por Peixoto, é o Wise, que apoia o desenvolvimento de carreira das mulheres na empresa.

Ao todo, fazem parte 40 membros. “É uma prática louvável do ângulo de responsabilidade social, mas para reverter isso em produtividade é preciso aliar a outras iniciativas, como manter um ambiente aberto ao diálogo”, alerta Tania. A união da equipe brasileira também dá mostras de sua eficiência fora do ambiente de trabalho. Mensalmente os funcionários se envolvem em iniciativas de assistência à comunidade. Um grupo de Porto Alegre, por exemplo, se juntou para recolher lixo do Rio Guaíba. “A preocupação com o meio ambiente está no DNA da companhia”, conta Peixoto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s