Fecomércio e Sebrae levam projeto Forme ao Sertão

sertao

Sertão Empreendedor

Recife – Para capacitar jovens para o mercado de trabalho, dando-lhes conhecimentos acerca de empreendedorismo, a Fecomércio e o Sebrae em Pernambuco levam, a partir deste mês de agosto, ao sertão do Estado o Forme – Programa de Formação Empreendedora. As cidades que, dessa vez, recebem a iniciativa são Araripina, São José do Egito, Salgueiro e Petrolina.

A metodologia, no caso do interior do Estado, começa com a escolha dos educadores, pertencentes à rede de ensino do município. Selecionam-se de 8 a 10, que farão o trabalho junto aos jovens da cidade. Em Araripina, a fase com os educadores já está concluída, e as atividades com os futuros empreendedores foram iniciadas no dia 03 deste mês. Também no mês de agosto, iniciam-se as primeiras ações nos demais municípios. A empreitada no interior visa, até dezembro, capacitar 300 jovens e outros 90 educadores, tendo por base a cultura empreendedora.

O Forme consiste em um curso de 210 horas/aula, constituído de quatro módulos, realizados em um tempo de três meses. O primeiro é “Comportamento Empreendedor”, seguido por “Oportunidade de negócios”. Esta é uma fase importante dentro do processo, pois é quando há uma análise da conjuntura de mercado local. É, também nesse período, que se traça o plano de ação e se desenvolve o seminário a ser apresentado com base em uma empresa fictícia, a “cria”, organizada pelos participantes.

As próximas etapas são “Prática de Gestão” e “Elaborando Plano de Negócios”. Tudo isso culmina com a exposição dos trabalhos (segundo características da localidade) e do seminário a uma banca formada por instituições financeiras, que escolhem alguns dos projetos para financiar.

A abordagem engloba temas relacionados à ética, desenvolvimento de competências aplicadas no fazer acontecer com criatividade, inovação, senso crítico e responsabilidade, visão estratégica e entendimento do ambiente e contexto onde jovem está inserido, participação coletiva, cooperação e capacidade de identificar oportunidades e exercer gestão empreendedora.

A primeira edição do Programa aconteceu no Recife, nas comunidades Brasília Teimosa, Entra a Pulso e na cidade de Bonito. A iniciativa treinou 150 alunos e alguns receberam o financiamento dos Bancos. “Em Bonito, por exemplo, um projeto de frigorífico e uma granja receberam o incentivo”, diz o responsável pelo programa no Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos. Porém, segundo ele, o principal objetivo não é apenas adquirir o financiamento, e sim, formar profissionais para o mercado de trabalho em várias frentes. “Houve projeto que prosseguiu mesmo sem o incentivo dos bancos e é esse espírito empreendedor que queremos formar nos participantes”, completa ele.

Anúncios

Um comentário sobre “Fecomércio e Sebrae levam projeto Forme ao Sertão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s