Jaboatão cria fórum para micro e pequena empresa

proprio+negocioObjetivo é desenvolver e acompanhar políticas voltadas à implementação da Lei Geral

Jaboatão é a primeira cidade do estado de Pernambuco a criar um Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa. Este fórum também é o primeiro, em todo o Brasil, a ser institucionalizado legalmente, através de um decreto (nº 56/2009).

O objetivo do grupo é desenvolver e acompanhar políticas públicas direcionadas à implementação da Lei Geral de Micro e Pequena Empresa em Jaboatão.

A cerimônia de instalação do fórum foi realizada ontem, com a participação de entidades do setor e autoridades dos governos estadual e municipal.

Embora a Lei Geral esteja em vigor desde dezembro de 2006, muitos dispositivos não foram postos em práticas por falta de vontade política dos estados e dos municípios.

Isso porque alguns direitos assegurados pela lei dependem da implementação estadual e municipal, como é o caso do alvará provisório, uma das medidas para reduzir o tempo de abertura das empresas. Um fórum estadual para acompanhar o assunto em Pernambuco foi criado em novembro do ano passado.

Segundo o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, o fórum de Jaboatão é uma das primeiras iniciativas municipais nesse sentido.

“Não existe nenhum fórum do tipo em outros municípios do estado. Em outras cidades do país, o fórum foi criado de maneira muito informal. O decreto torna o fórum, de fato, permanente”, defende.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, parabenizou o prefeito Elias Gomes pela iniciativa.

“É uma postura que mostra que a gente não pode ficar na estação esperando o trem passar”, diz.

“O fórum terá um papel estratégico para ajudar no desenvolvimento desse setor tão importante, que representa 70% da economia do município”, afirma Jackson Rocha, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e coordenador do fórum. Outras oito secretarias da prefeitura estarão integradas na discussão.

Além de órgãos municipais, entidades que representam o segmento de micro e pequena empresa participarão do fórum, como Federação das Associações de Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-PE), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Jaboatão dos Guararapes (Amicro), Associação das Empresas de Pernambuco (Assimpra), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae) e Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).

Anúncios

2 comentários sobre “Jaboatão cria fórum para micro e pequena empresa

  1. EDUARDO J. C. PIMENTEL disse:

    BOA NOITE, PRECISO DE HORIENTAÇÃO, POIS ESTOU TENTANDO ABRIR CASA DE PEÇAS PARA CAMINHÃO, MAS MEU DINHEIRO E APENAS 30.000 R$E OS BANCOS NÃO FAZEM NEM UM CALÇO PARA AJUDAR, PELO MENOS A MINHA PEQUENA EMPRESA DE UM HOMEN SÓ. SERÁ QUE CREDITO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO GOVERNO É CABEÇA DE BACALHAU ? BOM PREFIRO ACREDITA QUE ALGUEM JA VIU A CABEÇA DESTE PEIXE! BOM PELO MENOS DO PEIXE.

    Curtir

  2. Gostei e gostaria de maiores informações sobre projetos de desenvolvimentos imobiliários na região, pois ao meu ver, esta é a maior região do nordeste com potencial desenvolventista do Nordeste, já que estamos há lembrar do Complexo Suape, do Resort em terras dos Brennand, da Refinaria, da 2ª maior fabrica de Pet do mundo, e do Estaleiro, etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s