Empreender exige aprendizagem

x

“Antes eu mandava e pedia as coisas. Agora, lidero, cobro metas, projetos e planos”. Se você é empresário ou pensa em abrir seu próprio negócio, talvez imagine que a citação anterior seja algo neocapitalista, cafona e que não combina com o perfil de um líder nato. Afinal, sentar atrás da mesa e dar uma infinidade de ordens é o sonho de muita gente que quer virar patrão. Saiba que esse “sonho”, no entanto, pede atualmente uma verdadeira revisão de conceitos quando se trata de liderar equipes.

Mandar, pedir e desconhecer o potencial empreendedor eram características comuns ao empresário André Carvalho, proprietário e diretor de uma empresa especializada em vendas de peças para manutenção de máquinas no setor industrial, localizada no Centro do Recife. Eram. Depois de adquirir o negócio do antigo dono, levou tempo para ele perceber que a forma de administrar e empreender iriam levá-lo à falência bem antes do que imaginava. A solução, inevitavelmente, foi se reciclar. Há doze anos, André participa de cursos motivacionais. Foram mais de 20 neste período.

“Eu não sabia o tamanho do meu potencial e nem tinha ideia da defasagem de informação que tinha em relação ao mercado”, recorda Carvalho. Foram os cursos de capacitação, grande parte deles promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), responsáveis pela guinada na vida empresarial do hoje patrão. Um deles é o Empretec, uma metodologia para otimizar o talento empreendedor de quem está ou deseja entrar no mundo dos negócios. A ferramenta existe há mais de 20 anos e é reconhecida pela eficácia e resultados práticos, principalmente nas áreas de serviços, comércio e indústria.

O Empretec acontece nas unidades do Sebrae em todo o Brasil e reúne a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Todos os meses, os cerca de 30 participantes trabalham aspectosde comportamento, em três diferentes frentes: realização, planejamento e poder. Os módulos abordam da iniciativa ao conhecimento, das metas à rede de contatos. São 60 horas de atividades, de segunda a sábado, na sede do órgão, com a participação de uma equipe com três facilitadores, alguns deles, inclusive, empresários de sucesso cuja maior bagagem é a visão empreendedora.

Segundo Isabel Noblat, analista do Sebrae-PE e gestora do curso, os benefícios são comprovados para quem ainda duvida ser possível criar e transformar o perfil de liderança. “A metodologia usada, descoberta na década de 1960 nos Estados Unidos, trata da motivação e intenção de melhorar a forma de liderar. Pesquisas nacionais do Sebrae comprovaram que, após passar pelo Empretec, empresários quebraram menos e aumentaram a lucratividade. Cerca de 99% dos participantes aprovam a ferramenta”, explica.

Não há desculpa para os que desejam se tornar um líder reconhecido e empreender estimulando o crescimento empresarial. O custo da participação no curso é acessível, e pode justificar um bom investimento em relação aos prejuízos que muitos empresários enfrentam no concorido mercado. Paga-se R$ 500. Se for o caso, o valor dos módulos pode ser parcelado em três vezes. Tudo para facilitar a vida de quem quer agregar conhecimento e resultados práticos. “No mercado de empresas este valor chega a R$ 2 mil”, afirma Isabel Noblat.

O empresário André Carvalho sabe bem o valor de cada participação nesse tipo de curso. “Após o Empretec, tive não só crescimento no faturamento a médio prazo, 12% um ano depois, mas em outros aspectos. Capacitação significa sobrevivência no mercado”, orgulha-se. Atualmente, Carvalho está fazendo o curso “Ferramentas de gestão avançada”, também do Sebrae-PE. Mais um dos que ele pretende participar. Pelo bem do empreendedorismo.

Fonte: DP

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s