Você tem um plano tático de presença na internet?

Sua empresa pode estar desconectada do seu cliente e do mundo, e para resolver este problema basta ações bem simples. Conheça o programa do SEBRAE, Internet: Aplicações para pequenos negócios, ligue gratuitamente: 0800 570 0800.

Todo web site já nasce com uma poderosa estratégia. Basta bem utilizá-la.

Web sites estão em um ambiente virtual, eletrônico, onde somente a percepção com base no leiaute, composição gráfica, organização e atualidade de conteúdo, qualidade das informações, objetividade, usabilidade, facilidade de utilização, serviços oferecidos e obtenção de informações podem ser avaliados.

Logo, a presença de sua empresa na internet está em pé de igualdade com os seus maiores concorrentes, com os maiores player, sejam eles nacionais ou multinacionais.

Não importa se sua empresa ocupa uma sala de poucos metros ou um imenso complexo empresarial. Na internet isso é irrelevante. O que conta é a credibilidade percebida pelos clientes e consumidores.

Quanto o web site de sua empresa tem utilizado isso como estratégia para aumentar sua competitividade?

Responda a estas perguntas:

  • Quem tem cuidado da imagem de sua empresa na internet?
  • Que vivência empresarial e que visão sistêmica, de processos, de marketing e comunicação tem as pessoas que cuidam da imagem da sua empresa na internet?
  • Até onde elas buscaram compreender e entender seu negócio, suas expectativas e seus planos, para colocar “no ar” um web site que reflita fielmente sua empresa, seus produtos e seu negócio, alinhado com suas expectativas, desejos e necessidades?
  • Qual o cuidado com o planejamento, tratamento e organização é despendido com as informações, serviços e facilidades oferecido no web site?
  • Que metodologia é ou foi utilizada na criação e composição e organização do web site?
  • Que resultados concretos o web site de sua empresa tem proporcionado?
  • O que de facilidades, suporte e informações ele oferece para seus clientes e consumidores?
  • Quantos e-mails, por mês, sua empresa recebe solicitando maiores informações de seus produtos e serviços?
  • O web site de sua empresa está preparado para fazer negócio?
  • O web site de sua empresa “vende seu peixe”?

Planejamento tático e operacional

Se você não é um “profissional de planejamento”, deve ter dúvidas sobre o que é realmente um planejamento estratégico, ou tático ou, ainda, operacional.

Genericamente, podemos dizer que o plano estratégico é inerente à organização como um todo, enquanto os planos táticos são relacionados às diversas áreas da organização (plano de marketing, plano financeiro…). Os planos operacionais, por sua vez, são criados para operacionalizar o que está definido no plano tático.

As verbas de comunicação, por exemplo, normalmente fazem parte de um planejamento de marketing, logo, são definidas a partir da visão tática e não necessariamente estratégica.

Presença digital

Para o ambiente corporativo e de negócios a internet é tudo de bom: interativa, visual, multimídia (suporta vários formatos), integradora e tem alta capilaridade (chega a qualquer lugar).

Mas acima de tudo é um meio de distribuição de informação a custo baixo, razão suficiente para, na busca de competitividade, todas as grandes empresas inexoravelmente migrarem suas bases de informação para esse ambiente.

Essa “migração” tem nome e apelido: chamamos isso de construção de “internet corporativa” ou de “presença digital”, e isso inclui os projetos de comunicação, mas não se restringe a eles.

A presença digital deve ser concebida a partir de uma visão de necessidades de utilização do ambiente digital por todas as áreas da cadeia de valor do negócio. Estas estratégias terão sempre o objetivo de atender a todos os públicos que a empresa se relaciona a partir de dois possíves enfoques: a estratégia de serviços, que compreende todo tipo de automação de processo interno ou externo da empresa e a estratégia de comunicação. Logo, caberá a empresa definir, de acordo com os seus objetivos estratégicos, qual o nível de esforços a serem dispensados em cada enfoque e para cada público. Desta forma, a empresa poderá conceber e construir uma grande teia da corporação no ciberespaço, um ambiente colaborativo, desenvolvido a partir vários projetos com padrões pré-definidos e que devem se misturar trocando muita informação de forma a facilitar a vida e os negócios.

Planejamento de Presença Digital

A internet pegou todos os planejamentos estratégicos de calça curta. Em geral, as empresas não sabem ainda como incluir nos seus planejamentos as infinitas possibilidades que esse poderoso “conjunto de ferramentas”, essa nova “tecnologia habilitadora”, pode trazer para os seus negócios.

Na prática, a maioria das empresas já entendeu que a internet pode ser usada de duas formas:

  1. Para melhorar a eficiência operacional – fazer melhor a mesma coisa que os concorrentes já fazem.
  2. Para construir um melhor posicionamento estratégico – fazer coisas diferentes em relação aos concorrentes.

Nada mal, e o próximo passo é criar um “planejamento de presença digital” funcionando como adendo ao planejamento tático das empresas e totalmente alinhado com as orientações estratégicas.

Para isso, urge trazer para dentro das equipes de planejamento (gestores e consultores) dessas corporações cultura e entendimento do meio digital e de seu potencial transformador. Isso seria o passo mais importante e efetivo na criação dessa cultura digital em toda a organização, em especial nos gestores que identificam necessidades e oportunidades específicas em suas áreas.

Em outras palavras, o planejamento de presença digital pode encaminhar, de forma lógica e organizada, todo o processo de transformação (que já está ocorrendo) da sua empresa de “tijolo e cimento” para uma “empresa digital”. Lógico, … digital, mas também inteligente, competitiva e responsável.

Mas a palavra de ordem é NEGÓCIO.

Sua empresa está na internet com o propósito e objetivo de fazer negócio!

É para isso o web site de sua empresa deve estar preparado e equipado para competir no mundo virtual, para encantar seu cliente ou consumidor esteja ele onde estiver. Preparado para oferecer serviços e informações úteis, necessários, de qualidade, de valor. Possuir diferencial competitivo.

Gerar negócio. É para isso que seu web site existe!

Se o web site de sua empresa, não gera negócio, se não gera pelo menos um e-mail de consulta por semana sobre seus produtos e serviços, acredite, ele não cumpre sua razão de ser.

Se você investiu tempo e dinheiro para colocar um web site na internet só para contar ao mundo a história de sua empresa e para onde sua empresa está indo, sentimos em informá-lo, sua audiência é mínima e provavelmente não irá gerar qualquer negócio.

É importante se preocupar com todos os detalhes de sua Unidade Virtual de Negócios. Da aparência, da organização do conteúdo, do oferecimento de serviços, dos processos de negócio à estratégia de seu web site.

Mas como planejar um web site? Como entender o que sua empresa realmente necessita e como avaliar o seu atual web site.

Para isso criamos os modelos:

MODELO DE ESTRATÉGIA EM 4 DIMENSÕES PARA NEGÓCIOS ONLINE

Cada uma destas 5 dimensões, aponta para um elemento-chave para fazer negócios na Internet:

  1. Comunicação com clientes atuais
  2. Prestação de serviço e apoio
  3. Comunicação com clientes em potencial
  4. Ampliação da comunicação empresarial tradicional

Avaliar estas áreas estratégicas revelará, especificamente, como sua presença na internet pode ter impacto em seus lucros. Elas fornecerão diretrizes para você desenvolver a estratégia de negócios on-line que melhor se adapte às necessidades de sua empresa.

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