Soluções criativas para problemas reais

Encontrar soluções criativas para os problemas pernambucanos é a verdadeira missão das 13 novas empresa incubadas que assinaram ontem o contrato com a Cais do Porto, incubadora do Porto Digital. As empresas vão desenvolver softwares para atuar em vários setores de serviços, como saúde, energia, economia produtiva, cultura e entretenimento. O projeto de incubação terá duração de 18 meses e recebeu investimentos federal e estadual de R$ 1,5 milhão.

Os novos empreendimentos incubados são Opará, Leilões Corporativas, Risi, Tocaê, Bluwhee, In mídia interativa, Carnaval Digital, Seu Ticket, Redu, Mobiclub, Ahimsa, Retriever e Portal da Locação. Elas passaram no processo seletivo através do qual concorreram com outros 49 projetos.

De acordo com o presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, Francisco Saboya, a nova incubadora Cais do Porto garantirá além de toda a estrutura física necessária para o funcionamento de uma empresa, cursose capacitação na área de empreendedorismo. “Queremos preparar estes jovens empreendedores para o mercado de trabalho e às suas exigências, estimulando a criatividade e inovação tecnólogica para o crescimento do estado. Para isso contamos com parceiros como Sebrai, Sectma (Secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente do Estado) e Softex “, afirma Saboya.

Segundo o coordenador do projeto Eiran Simis, os novos empreendedores podem se unir em arranjos produtivos locais (APL), gerando uma sinergia que vai fortalecer as empresas e possibilitar mais chances de sobreviverem. “Poderá haver parcerias entre as empresas incubadas para aplicar os projetos juntos, proporcionando mais comodidade e facilidade ao consumidor final”, pontua Simis.

Inovação – E os projetos são bastante inovadores e atenados com as reais necessidade de mercado. Um exemplo é o que será desenvolvido pela empresa Code Media Serviços em Tecnologia da Informação. Ele desenvolveu o Seu Ticket, um software que pretende agilizar o processo de compra e venda de ingressos através de mensagem de texto. Já a incubada Mobiclub criou um sistema que permite ao usuário realizar pagamentos sem enfrentar filas, utilizando o aparelho celular.

A Plataforma de Serviços Móveis e Distribuição de Mídias Ltda fez o Bluwhee. O software funciona disponibilizando informações via bluetooth. Segundo o representante da empresa, André Britto, o produto está sendo usado nos supermercados para informar aos clientes as promoções e também está sendo utilizado nos comitês eleitorais de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. “Disponibilizamos nos comitês o santinho do candidato juntamente com o jingle e o vídeo da campanha para serem recebidos via bluetooth por qualquer eleitor”, explica Britto. O jovem empreendedor acredita que o mais importante da iniciativa é participar da incubação no maior parque tecnológico do estado e trocar constantemente informações e conhecimento com as outras empresas que compõem o Porto Digital.

Anúncios

Um comentário sobre “Soluções criativas para problemas reais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s