Como captar uma base de e-mail marketing?

Essa é uma questão muito pertinente para as empresas que conhecem as vantagens e benefícios proporcionados pelo e-mail marketing, mas não sabem por onde começar a utilizá-lo.

Uma base de envio não pode ser escolhida de forma aleatória, nem conseguida em listas compradas ou alugadas. Isso além de ser ilegal não garante uma ação bem sucedida.

CAPEM, Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing estabelece de maneira clara que as bases devem ser opt-in, ou seja, compostas por destinatários que solicitaram o recebimento das mensagens.

smartis-dase-de-e-mail-marketingSegundo o CAPEM, as bases de e-mail marketing também podem ser soft opt-in: aquelas com as quais o rementente possui uma “relação comercial ou social prévia e comprovável com o destinatário”.

A estratégia, então, deve ser divulgar nas mídias digitais certas e de modo atrativo o seu e-mail marketing, contando sobre as oportunidades e o conteúdo que ele oferece para o público de interesse.

Isso pode ser feito por meio do próprio blog corporativo da empresa em posts falando sobre os materiais que foram preparados, sempre convidando os leitores a se cadastrarem em campos como esses que ficam aqui do lado direito do blog da SmartIS.

Redes sociais também podem ser usadas para captar contatos. No Twitter, por exemplo, é possível instigar os seguidores postando um tweet interessante e convidando-os a saber mais por meio do seu e-mail marketing. O link postado deve ser direcionado para o formulário do seu site ou blog, o qual deve apresentar um checkbox de confirmação (opt-in) claro.

Para incentivar os cadastros promoções são uma ótima opção. Um exemplo é aação que a SmartIS desenvolveu para Novità Turismo, na qual para concorrer a uma estadia no Blue Tree Hotel de Lins é preciso se inscrever para receber a newsletter da agência de viagens – o sorteio acontecerá no dia 17 de julho!

Já a promoção elaborada para a Cisne – Calçados e Confecções foi divulgadano teaser que preparou o lançamentto do blog, e também nas redes sociaiscontratadas pelo cliente. Estimulado pelo sorteio de um par de tênis Olympikus, o resultado foi a captação de grande número de cadastros para receber os e-mails promocionais.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Como captar uma base de e-mail marketing?

  1. Endrigo Campos disse:

    Olá,

    sou redator da SmartIS, agência de estratégias digitais, e venho por meio deste “comentário” solicitar amigavelmente (por hora) que retire imediatamente os textos copiados de nosso blog.

    Tudo o que fazemos é monitorado. Desta forma, identificamos qualquer questão que tenha a ver com a nossa agência.

    Aguardamos um posicionamento ético (uma resposta) e a retirada pontual de nossos posts do seu blog.

    Grato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s