Essa é uma questão muito pertinente para as empresas que conhecem as vantagens e benefícios proporcionados pelo e-mail marketing, mas não sabem por onde começar a utilizá-lo.
Uma base de envio não pode ser escolhida de forma aleatória, nem conseguida em listas compradas ou alugadas. Isso além de ser ilegal não garante uma ação bem sucedida.
O CAPEM, Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing estabelece de maneira clara que as bases devem ser opt-in, ou seja, compostas por destinatários que solicitaram o recebimento das mensagens.

A estratégia, então, deve ser divulgar nas mídias digitais certas e de modo atrativo o seu e-mail marketing, contando sobre as oportunidades e o conteúdo que ele oferece para o público de interesse.
Isso pode ser feito por meio do próprio blog corporativo da empresa em posts falando sobre os materiais que foram preparados, sempre convidando os leitores a se cadastrarem em campos como esses que ficam aqui do lado direito do blog da SmartIS.
Redes sociais também podem ser usadas para captar contatos. No Twitter, por exemplo, é possível instigar os seguidores postando um tweet interessante e convidando-os a saber mais por meio do seu e-mail marketing. O link postado deve ser direcionado para o formulário do seu site ou blog, o qual deve apresentar um checkbox de confirmação (opt-in) claro.
Para incentivar os cadastros promoções são uma ótima opção. Um exemplo é aação que a SmartIS desenvolveu para Novità Turismo, na qual para concorrer a uma estadia no Blue Tree Hotel de Lins é preciso se inscrever para receber a newsletter da agência de viagens – o sorteio acontecerá no dia 17 de julho!
Já a promoção elaborada para a Cisne – Calçados e Confecções foi divulgadano teaser que preparou o lançamentto do blog, e também nas redes sociaiscontratadas pelo cliente. Estimulado pelo sorteio de um par de tênis Olympikus, o resultado foi a captação de grande número de cadastros para receber os e-mails promocionais.
Olá,
sou redator da SmartIS, agência de estratégias digitais, e venho por meio deste “comentário” solicitar amigavelmente (por hora) que retire imediatamente os textos copiados de nosso blog.
Tudo o que fazemos é monitorado. Desta forma, identificamos qualquer questão que tenha a ver com a nossa agência.
Aguardamos um posicionamento ético (uma resposta) e a retirada pontual de nossos posts do seu blog.
Grato.
CurtirCurtir