Mídias sociais: Uma excelente oportunidade para as vendas e acesso à mercados

Elas são conhecidas como redes de relacionamento e compartilhamento, usadas para a interação dos usuários sobre os mais diversos assuntos. Mas, além disso, as famosasmídias sociais vêm sendo utilizadas cada vez mais para atrair a atenção dos consumidores para a venda de produtos e serviços. Afinal, o processo de venda também é um processo de relacionamento.

A questão é como são lançados os apelos nas redes, uma vez que nelas as pessoas querem conversar, trocar opiniões, fazer críticas, se divertir. Ninguém está interessado em ficar vendo aquelas insistentes “propagandas”, pelo menos não naquele modelo tradicional…

Com linguagem adequada ao público e às características próprias de cada mídia social, elas se tornam excelentes meios para se aproximar dos consumidores,oferecendo ótimas oportunidades e se tornando um poderoso canal de vendas.Mas, é fundamental saber onde o seu público está (Twitter, Orkut, Facebook, etc.) para não desenvolver ações sem retorno.

A vantagem é que as mídias sociais são fáceis de usar, permitem constantes atualizações, são extremamente populares, e não exigem grandes investimentos, nem sistemas exclusivos. Portanto, são excelentes para aspequenas e médias empresas!

Blog Corporativo, por exemplo, é totalmente propício para falar de produtos e serviços, oferecendo informações atualizadas, releases, podendo ser usado para apresentá-los de modo mais completo – O blog da ICOMUNI Consultoria ilustra bem este caso.

Albúns de fotos, como o Flickr também são excelentes, pois funcionam como uma verdadeira vitrine. Contudo, precisam ser divulgados para que as pessoas saibam que podem ver fotos dos seus produtos na internet. A integração das redes sociais nos blogs ajuda bastante neste sentido.

Flickr da Cisne Calçados e Confecções, implantando e atualizado pela SmartIS.

O Orkut e o Facebook possuem aquelas visualizações de atualização que são ótimas para chamar a atenção dos consumidores sobre as novidades. Por meio deles é possível postar fotos, informar sobre promoções, disponibilizar meios de contato, divulgar outras redes da empresa, entre outras oportunidades.

Já o Twitter permite informar os seguidores e responder a suas perguntas em tempo real (funcionando como um SAC), tornando a sensação de “novidade” ainda maior, fora a possibilidade de colher opiniões e poder se defender de ataques.

Existem inúmeras possibilidades de vendas que as mídias sociais podem estimular. Por isso, é fundamental acompanhar sempre as tendências em comunicação digital, conhecendo novas redes, novos recursos e comportamentos que irão direcionar as suas ações para obter resultados de negócios reais a partir da internet.

 


Anúncios

2 comentários sobre “Mídias sociais: Uma excelente oportunidade para as vendas e acesso à mercados

  1. Endrigo Campos disse:

    Olá,

    sou redator da SmartIS, agência de estratégias digitais, e venho por meio deste “comentário” solicitar amigavelmente (por hora) que retire imediatamente os textos copiados de nosso blog.

    Tudo o que fazemos é monitorado. Desta forma, identificamos qualquer questão que tenha a ver com a nossa agência.

    Aguardamos um posicionamento ético (uma resposta) e a retirada pontual de nossos posts do seu blog.

    Grato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s