Fomento à inovação na Colômbia

Estruturar áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e conduzir projetos inovadores de forma alinhada à sua cultura é um desafio e tanto para as organizações, seja no Brasil ou em outra parte do mundo. Pois este é o objetivo de sete empresas que contaram com os serviços da Inventta na Colômbia, ao longo do segundo semestre deste ano:

Contempladas por um edital do Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) que visa a apoiar a criação e o fortalecimento de áreas de P&D, as empresas possuem portes variados e atuam em diferentes setores da economia. “O SENA é uma instituição similar ao Sebrae, mas que atende a companhias de tamanho pequeno, médio e grande na Colômbia”, explica Elimar Pires, gerente de projetos da Inventta.

O programa é dividido em duas etapas. Na primeira, é feito um diagnóstico acerca da cultura, padrões e processos das atividades ligadas à inovação. “O framework de gestão da inovação tecnológica da Inventta é muito útil nessa primeira fase, que cria as bases para segunda”, destaca Elimar.

Na etapa seguinte, as empresas devem apresentar ao SENA um projeto inovador, que seja relevante para a competitividade do negócio. O órgão de fomento oferece apoio financeiro para que profissionais das organizações participantes possam se capacitar com cursos de mestrado e doutorado, em outros países, para conduzir os projetos.

Quando a inovação faz parte do DNA

Para uma das empresas contempladas pelo edital do SENA, a SuperBrix, o termo inovação é algo bastante familiar. A companhia sediada em Barranquilla, que oferece soluções agroindustriais como máquinas separadoras de grãos, já recebeu diversos prêmios pela sua capacidade de inovar, alguns deles internacionais.

Quando iniciou suas operações, a SuperBrix importava da Alemanha um equipamento necessário em sua linha de produção. Atualmente, é a empresa colombiana que fabrica a mesma máquina e a exporta para todas as regiões do mundo.

“A inovação é a primeira e mais importante estratégia competitiva da SuperBrix. Por isso, há um comprometimento muito grande com a causa por parte da direção e dos colaboradores”, explica Leonardo Manotas, diretor de P&D&I da SuperBrix.

O diagnóstico realizado pela Inventta confirma que a inovação era algo tão comum na empresa que, geralmente, ocorria de maneira espontânea. Além disso, nas diferentes áreas da SuperBrix existiam formas distintas de se realizar e conduzir a inovação.

Sergio Zúñiga Bohórquez, consultor da Inventta Colômbia, conta que profissionais de diferentes áreas foram ouvidos para que fosse possível entender melhor os padrões e identificar as melhores práticas. “Além de indicar oportunidades e soluções em alguns quesitos, identificamos claramente a necessidade de unificar a gestão da inovação entre os diferentes departamentos”, avalia.

Para Manotas, a Inventta soube diagnosticar oportunidades de melhoria e implementar workshops para sensibilizar os colaborares: “Apesar da SuperBrix ser uma empresa que inova há mais de 40 anos, a consultoria ajudou a identificar pontos que podem ser aprimorados em nosso sistema de gestão e mostrou que a cultura da inovação sempre pode ser fortalecida”.

A consultoria ajudou a identificar pontos que podem ser aprimorados em nosso sistema de gestão e mostrou que a cultura da inovação sempre pode ser fortalecida”.

Leonardo Manotas, diretor
de P&D&I da SuperBrix

Além de sugerir o caminho para aprimorar a gestão da inovação tecnológica, o diagnóstico propôs outras ações, como a criação de espaços físicos adequados para geração e discussão de ideias, que já foram implantados pela SuperBrix.

“A Inventta nos ajudou a entender que, por mais inovadores que sejamos, sempre há maneiras de melhorar. Além de fortalecer a área de P&D e a vigilância tecnológica, é preciso envolver todos colaboradores. Sem dúvida, a consultoria ajudou a otimizar o processo de inovação e aumentar nossa competitividade empresarial”, destaca Manotas.

O projeto tecnológico escolhido pela empresa para ser apresentado ao SENA visa a aprimorar o processo de produção, a modularização e a customização de máquinas separadoras de grãos. A partir de 2011, dois colaboradores da empresa serão contemplados com bolsas para estudar na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Inovação a serviço da segurança e do tempo

Também contemplada com recursos do SENA, a GM Colmotores – indústria automobilística colombiana controlada pela General Motors – aposta na tecnologia para garantir a competitividade de seu negócio. O objetivo é utilizá-la para aumentar a segurança dos veículos e fazer com que as pessoas aproveitem melhor o tempo gasto dentro de automóveis, adiantando tarefas cotidianas com o auxílio de equipamentos conectados à internet.

“A direção da empresa entende e sabe a importância da inovação e, por isso, quer criar as condições necessárias para que a palavra passe a fazer parte do dia a dia dos colaboradores”, conta Luz América Castiblanco, consultora da Inventta Colômbia

O diagnóstico identificou que, apesar de existir a cultura de melhoria contínua na GM Colmotores, a empresa ainda precisava de um direcionamento mais claro em relação à inovação. “Era preciso inserir o tema na estratégia da organização e promover uma transformação cultural”, explica América.

Com poucos meses de trabalho, já é possível notar evolução: a empresa criou tanto sua visão estratégica da inovação quanto a composição hierárquica da área. “A Inventta está nos auxiliando, por exemplo, a estruturar uma tática para lidar com a inovação completamente transversal e alinhada aos objetivos do negócio”, destaca Juan Manuel Ardila, gerente de Recursos Humanos da GM Colmotores.

Hoje, temos um direcionamento muito mais claro em relação à inovação”.

Juan Manuel Ardila, gerente
de RH da GM Colmotores

Os colaboradores já começam a se envolver mais com o assunto. “Temos uma cultura aberta a mudanças, que é o motor para conseguirmos inovar. Enquanto isso, a Inventta traz o direcionamento estratégico que precisávamos”, constata o gerente.

Até o final do ano, a GM Colmotores definirá o projeto e o colaborador que será beneficiado com a bolsa de mestrado ou doutorado oferecida pelo SENA. A empresa irá priorizar iniciativas ligadas a tecnologias de alto impacto, que podem ser aplicadas a longo prazo.

A montadora continuará recebendo a consultoria da Inventta pelos próximos seis meses. O objetivo é estruturar e consolidar os processos relacionados à inovação tecnológica.

“Temos um direcionamento muito mais claro em relação à área, que possibilita a condução de todos os projetos futuros de maneira segura, fomentando ainda mais a inovação na empresa”, conclui Ardilla.

Muito além de soluções gráficas

Outra companhia inovadora a se beneficiar com os recursos do SENA é a Gráficas Los Andes. Criada em 1966, a empresa é especializada na produção de embalagens personalizadas e também oferece soluções relacionadas à logística e controle de estoque dos produtos. Entre seus clientes estão multinacionais dos setores de alimentos, farmácia e cosméticos, dentre outros.

A empresa, que já se destacou por inovações em seus desenhos e em modelos logísticos adequados às necessidades dos clientes, contou com a consultoria da Inventta para aprimorar os processos e o gerenciamento das questões ligadas à inovação, P&D e transferência de conhecimento para outras companhias que fazem parte da sua cadeia produtiva.

“A Los Andes tem uma estratégia de inovação bem definida. Além de criar produtos diferenciados, a empresa oferece outros serviços, como inovações na cadeia de distribuição. Ter objetivos claros facilitou o processo de consultoria”, informa Jaqueline Miranda, consultora da Inventta Colômbia.

A Inventta chegou em um momento oportuno para implantarmos ferramentas metodológicas que tornam a gestão da inovação mais eficaz”.

Fernando Márquez, gerente de Produção e Logística da Los Andes

Com todas as informações em mãos, a empresa tem até o fim do ano para eleger o projeto e os colaboradores que serão contemplados com os recursos do SENA.

“A Inventta chegou em um momento oportuno para implantarmos ferramentas metodológicas que tornam a gestão da inovação mais eficaz”, avalia Fernando Márquez, gerente de Produção e Logística da Los Andes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s