Operação de Sucesso

Em ação estratégica com grupo líder de mercado, Criatec realiza desinvestimento

Crescimento de mais de 100%, alocação de recursos na contratação de funcionários e integração estratégica a um dos maiores grupos internacionais na área de desenvolvimento de softwares e e-commerce para o setor de seguros. Esse é o saldo do investimento do Criatec na empresa Usix Technology, uma das 21 investidas em 3 anos de operação do Fundo.

A Usix, sediada em Fortaleza e com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, tornou-se investida do Fundo Criatec no início de 2009. Em pouco mais de um ano e meio, a parceria alavancou a gestão e o faturamento da empresa, despertando o interesse do grupo americano Ebix Inc, que expandiu recentemente suas operações para a América Latina.

O resultado foi uma grande operação que levou à aquisição da Usix pela Ebix. “A proposta de compra veio no momento auge da empresa. Conseguimos, em um ano e meio, dar o salto que esperávamos para daqui quatro anos”, comemora o antigo diretor comercial da Usix, e agora vice-presidente de Vendas para a América Latina da Ebix, Marcelo de Sena.

Para Gustavo Junqueira, diretor de Operações da Inseed Investimentos, empresa do Instituto Inovação que participa da gestão do Fundo Criatec juntamente com a Antera, a venda da Usix pode ser considerada um grande sucesso por ter alinhado os interesses tanto dos investidores do Fundo quanto dos empreendedores.

“O retorno superou nossas expectativas, principalmente, em termos de prazo. Mas o mais importante é que a empresa continua operando com toda sua capacidade e, agora, usando o nome Ebix, poderá expandir seu portfólio e sua carteira de clientes”, aponta Junqueira.

De fato, a expectativa dos cinco antigos sócios da Usix, que agora fazem parte do corpo gerencial da nova subsidiária da Ebix América Latina, é aproveitar ao máximo a sinergia e os ganhos de eficiência que a operação irá trazer. “Queremos fortalecer a relação com os clientes já estabelecidos e abrir frentes em novos países”, explica Marcelo.

Para efetivar esses planos, todos os produtos e serviços oferecidos pela Ebix serão disponibilizados em português, complementando o portfólio da Usix, incluindo soluções para Vida, Ramos Elementares, Previdência, Saúde, Sistemas de back-end para seguradoras e corretores de seguros, Sistemas CRM, Sistemas de gerenciamento de riscos, Serviços de BPO e Serviços de desenvolvimento de software personalizado.

Fundo Criatec

Foi constituído em outubro de 2007, a partir de edital público do BNDES. Trata-se de um fundo de investimento de longo prazo em empresas, ou pesquisas, em estágio inicial, inovadoras, e que possuem uma projeção de retorno muito elevada. A gestão do Criatec é realizada por um consórcio formado pela Antera Gestão de Recursos e a Inseed Investimentos, com recursos oriundos do próprio BNDES e do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).

O Criatec realiza aportes iniciais de até R$1,5 milhão nas empresas selecionadas e, nos anos seguintes, acompanha sua evolução e coordena o processo de desinvestimento. Essa operação ocorre quando a empresa alcança posição consolidada no mercado, permitindo ao Fundo vender suas ações do empreendimento, obtendo retorno financeiro para seus investidores.

Fonte: Radar Inovação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s