Prime estimula espírito empreendedor

Com informações do Radar Inovação

O termo empreendedorismo é explicado no dicionário como a capacidade de decidir e tentar executar uma tarefa muito trabalhosa. Partir de uma ideia e se lançar no mercado com uma nova empresa ou produto inovador define bem esse conceito. Somente neste ano, mais de 20 empresários com espírito empreendedor e que foram contemplados pelo edital do programa Prime buscaram o apoio da Inventta para consultoria em estudo de mercado.

Coordenado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Prime – Primeira Empresa Inovadora disponibiliza recursos para empresas nascentes de base tecnológica, auxiliando-as a se estabelecerem no mercado ou a consolidarem novos produtos. Duas dessas empresas, que são financiadas pelo Prime e contam com consultoria da Inventta, já se preparam para entrar em 2011 a todo vapor: a Cord Futuro e a Wertag.

Cord Futuro

Guilherme Granzinolli, Felipe Fernandes e Filipe Barros são estudantes de Engenharia de Produção, que partiram de um simples plano de negócios para o fechamento de um contrato com o maior banco de cordão umbilical da América Latina, o BCU.

A história de sucesso, que está sendo coroada agora com a inauguração da sede da empresa, em Juiz de Fora (MG), começou há pouco mais de um ano.  A ideia inicial era se lançar no mercado como um novo banco privado de células-tronco do sangue do cordão umbilical, a Cord Futuro.

Com o recurso do Prime garantido, os estudantes buscaram a parceria com a Inventta, que ficou responsável por prestar a consultoria em estudo de mercado e gestão. “O que fizemos foi estruturar e aprofundar o plano de negócio da Cord Futuro, com prospecção de dados, avaliação de concorrentes e entrevistas com pessoas que estariam, direta e indiretamente, envolvidas com o negócio”, explica o analista da Inventta Mateus de Queiroz Bernardes.

A Inventta trabalhou na formalização e compilação de informações, transformando um quebra-cabeça confuso em algo concreto e coeso”.

Guilherme Granzinolli, sócio do escritório regional da BCU

O resultado da primeira fase da consultoria, que durou cerca de seis meses, apontou que a Cord Futuro enfrentaria uma série de barreiras para conseguir se inserir no mercado. “Os riscos para um novo entrante numa área ainda bastante restrita eram muito altos”, avalia a coordenadora do projeto pela Inventta, Ana Carolina Calçado. Uma das alternativas identificadas por meio das análises realizadas foi a de se associar a uma grande empresa já estabelecida.

Foi a partir daí que veio o contato e o acordo para a abertura, em em Juiz de Fora, de um escritório regional da BCU, multinacional mexicana que possui operações em São Paulo.

Para o sócio da empresa Guilherme Granzinolli, porém, a negociação não teria dado resultado sem a parceria com a Inventta. “Tínhamos um plano de negócios pouco estruturado. A Inventta trabalhou na formalização e compilação dessas informações, transformando um quebra-cabeça confuso em algo concreto e coeso”, ressalta.

“O estudo de mercado foi muito importante para a profissionalização do projeto”, complementa Ana Carolina.

Cumprida a primeira etapa do trabalho, a Inventta agora presta consultoria de gestão para a empresa. Com dois profissionais de enfermagem já contratados e com as obras de estrutura física em fase final, a expectativa é que a BCU comece a operar em Juiz de Fora ainda este ano.

Wertag

Comprar e vender produtos pela internet já deixou de ser novidade há algum tempo. Mas que tal fazer isso utilizando uma ferramenta de anúncios integrada às principais redes sociais? Dessa forma, você não estará negociando com uma pessoa desconhecida e sim com alguém estabelecido dentro do círculo de confiança seu ou de seus amigos, por meio do Orkut, Facebook etc.

A ideia parece boa, não é? Pois ela é tão boa que o Anuncie Lá, produto criado pela empresa de softwares Wertag, conquistou o primeiro lugar na etapa regional do Desafio Brasil, competição de start-ups de base tecnológica coordenado pela Fundação Getúlio Vargas e apoiada por parceiros como Intel e Microsoft.

“Ouso afirmar que a história do Anuncie Lá se divide em pré e pós Desafio Brasil”, afirma um dos sócios da Wertag, Renato Mangini. “As fases de desenvolvimento e de mentoring foram muito importantes para o amadurecimento do produto. Além disso, vencer a etapa regional resultou em grande visibilidade para a empresa e nos abriu diversas portas”, complementa.

Assim como no caso da Cord Futuro, a Inventta foi contratada pela empresa para prestar consultoria em estudo de mercado e também em gestão.

“Buscamos entender o produto, levantamos informações sobre concorrentes e outras iniciativas similares, e fizemos pesquisas para compreender as motivações dos consumidores. Com tudo isso em mãos, formulamos estratégias para a inserção do Anuncie Lá no mercado”, esclarece o gerente do projeto pela Inventta, Felipe Matos.

Prestes a lançar comercialmente o produto, Renato Mangini ressalta a contribuição da Inventta para a concretização do projeto. “O estudo de mercado realizado foi muito importante para definir o foco exato do produto. Além disso, as reuniões de mentoring que acompanharam a consultoria de gestão nos permitiram diversos insights”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s