Abertas as inscrições para o Selo de Qualidade em Serviços em Sergipe

Selo de Qualidade entra na 11ª edição sempre estimulando a qualidade dos serviços e produtos do setor turístico.

Betania Teixeira

Aracaju – Os empresários sergipanos já podem se inscrever no concurso “Selo de Qualidade em Serviços para Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes de Sergipe”. O empreendedor que quiser participar deve comparecer ao Seminário de Adesão, que será realizado no dia 1º de fevereiro, às 15h, na sede do Sebrae em Sergipe. A entrada é gratuita.

A proposta do Selo é de buscar o reconhecimento e a valorização pública das empresas que investem em qualidade e no bom atendimento, explica Julia Vasconcelos, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo-Comércio e Serviços do Sebrae/SE. “Os estabelecimentos recebem consultoria e orientações para fazer ajustes de modo a atender sempre melhor as expectativas de seus clientes. O projeto é aberto a todos os estabelecimentos desses segmentos localizados no Estado”, informa ela.

As empresas que participam do processo têm à sua disposição um modelo de auto-avaliação de gestão que possibilita a reavaliação constante de suas práticas. E um dos detalhes mais importantes é a continuidade do processo. “O Selo tem validade de um ano, e depois desse período uma nova avaliação é realizada. A proposta é fazer com que as empresas permaneçam atentas às melhorias da gestão organizacional e dos processos e invistam permanentemente na qualificação de seus profissionais”, diz Júlia Vasconcelos.

Outro detalhe é que o custo para as empresas é mínimo – mas as vagas são limitadas. O Selo de Qualidade é uma ação do Sebrae/SE em parceria com as instituições ligadas ao trade turístico de Sergipe, como Abav, Abeoc, Abih, Abrajet, Abrasel, Funcaju, Senac, Senar, Singtur e Secretaria de Estado do Turismo. Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae/SE – (79) 2106-7762, 2106-7711 e 2106-7720. O Sebrae em Sergipe está localizado em Aracaju, na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.

Como funciona

A metodologia do Selo é simples. Primeiro o empresário participa de Seminário de Adesão, onde são apresentados todos os passos do processo de avaliação e análise para a obtenção do Selo, com as regras de participação. Em seguida são realizados seminários de sensibilização para funcionários e colaboradores. O terceiro passo consiste na visita ao estabelecimento – feita por um analista técnico credenciado pelo Sebrae/SE – para aplicação de check-list com itens relacionados à qualidade no atendimento, produtos e serviços. Esse diagnóstico revela itens não atendidos e propõe melhorias.

A empresa recebe um prazo de 30 dias para executar as melhorias, com as adequações sendo checadas posteriormente pelos analistas técnicos. Depois são emitidos os relatórios finais que são encaminhados ao Comitê Gestor, formado por representantes das instituições parceiras ligadas ao trade turístico. É o Comitê Gestor que analisa e avalia o empreendimento e decide pela outorga ou não, do Selo de Qualidade. Os empreendimentos que conquistarem o direito de utilizar o Selo durante um ano recebem troféus e placa indicativa da conquista durante evento solene que acontece no mês de julho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s