João De Negri assume Secretaria Executiva do MCTI

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 24 de março, a nomeação de João Alberto De Negri como secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O economista substitui Luiz Antonio Elias, que desempenhou a função nos últimos seis anos e dez meses.

De Negri é pesquisador e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desde 2012, estava à frente da Diretoria de Inovação da Finep/MCTI. Na financiadora, ele ajudou desenhar e implementar o Finep 30 dias e o Plano Inova Empresa, que disponibilizou R$ 32,9 bilhões para tecnologia e a inovação.

O novo secretário executivo do MCTI também é autor do livro “O Núcleo Tecnológico da Indústria Brasileira”, que consolida anos de trabalho de pesquisa sobre a indústria no país e analisa como as empresas acumulam conhecimento que levam à inovação tecnológica.

De Negri irá compor a equipe do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, que terá como desafio construir um plano de CT&I integrando os anseios da comunidade científica aos dos governos federal, estaduais e municipais.

Nesta segunda, Luiz Antonio Elias enviou uma carta de despedida aos funcionários do MCTI. Ele enalteceu a competência e o compromisso dos servidores da pasta e das unidades de pesquisa, das organizações sociais e das entidades vinculadas.

Também destacou alguns marcos construídos nos anos em que esteve à frente da Secretaria Executiva do ministério em prol do fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e desenvolvimento do país. Entre eles, o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2007-2010; a realização da Conferência Nacional de CT&I em 2010; a Estratégia Nacional de CT&I 2012-2015; os planos Brasil Maior e Inova Empresa; o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia; e o programa Ciência sem Fronteiras.

Elias foi secretário executivo do MCTI na gestão dos ministros Sergio Rezende, Aloizio Mercadante e Marco Antonio Raupp, de maio de 2007 a março de 2014. Em 2006, ele chegou ao ministério para ser secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Imagem

FONTE: ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s