CNPq e MEC apoiam projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

barquinhos_color

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), publicou chamada para seleção e financiamento de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro.

As propostas selecionadas serão financiadas no valor total de R$ 40 milhões, distribuídos em parcelas nos anos de 2014, 2015 e 2016. A iniciativa integra a política de inovação e educação tecnológica da rede federal para o fomento da formação de recursos humanos qualificados.

O apoio é destinado a quatro linhas de pesquisa: A primeira foca em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação que visem à solução de problemas do setor produtivo. A segunda, em melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas. A terceira é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional. E a quarta linha privilegia projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.

A chamada relaciona 27 áreas de interesse, entre as quais, aeroespacial e defesa, alimentos, biotecnologia, energias renováveis, gastronomia, mineração, indústria naval, construção civil, energia, tecnologias para o etno desenvolvimento em terras indígenas.

As chamadas podem ser acessadas no endereço http://goo.gl/3QJUb3

 

Fonte: ANPEI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s