Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ)

PSGQ SEBRAE MAIS - CYSNEIROS

Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ)
Oportunidade para empresários promoverem a qualidade nas empresas

A excelência da qualidade na gestão em todos os setores de uma pequena empresa é fator fundamental para que ela se mantenha e possa crescer no mercado. Para auxiliar empresários a inserir a qualidade na prática da gestão empresarial, o Sebrae desenvolveu o Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ).

O PSGQ tem como objetivo principal levar os empresários a refletirem sobre como obter melhores perspectivas de negócios e aumento da produtividade, comprometendo os funcionários.

Flammarion CysneirosO programa trabalha conceitos e práticas da qualidade, os fundamentos e o modelo de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade. Ao participar, os empresários têm acesso a conteúdos sobre o fortalecimento das relações de parceria interna e externa. O PSGQ também propõe a estruturação de um sistema baseado em processos para avaliação de resultados; formula e desenvolve ações estratégicas, por meio da análise do ambiente interno e externo; apresenta metodologia de implantação, gerenciamento de processos e monitoramento de seus resultados.

O PSGQ é dividido cinco partes: “Fundamento da Excelência”, “D´Olho na Qualidade”, “Parcerias Eficazes”, “Processos” e “Visão Estratégica”. No módulo “D´Olho na Qualidade”, por exemplo, o empresário aprende a combater o desperdício. Já na última parte do curso, ele desenvolve competências para pensar e agir no negócio alinhadas à visão de futuro.

Vantagens
Confira quais são as principais vantagens do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade em sua empresa.

Maior garantia de mercado – A empresa que pratica a qualidade mantém e amplia sua relação de clientes, conquista força e poder para fazer frente à concorrência, garante bons negócios hoje e sempre.

Abertura de novas frentes – A terceirização no Brasil é um importante elemento moderno da economia, sendo um processo em franca expansão nos países desenvolvidos.

Redução de custos – Qualidade significa redução de custos, em decorrência de racionalização de processos, redução de desperdício, eliminação do retrabalho, bem como do fim da burocracia e dos controles desnecessários.

Criação de novos negócios – O Programa, além de capacitar e de qualificar a empresa, amplia sua percepção para outros negócios, até mesmo para novas oportunidades.

Clima de incentivo e de participação – Qualidade requer delegação de competências, gerência participativa, contínuo aperfeiçoamento, valorização do ser humano e busca do conhecimento. Assim, os colaboradores sentem-se comprometidos com o futuro da empresa, assumindo responsabilidades, o que proporciona um ambiente de trabalho altamente positivo e produtivo para a empresa.

Redirecionamento do Marketing – O compromisso com a satisfação total dos clientes estreita os laços da empresa com sua clientela, em permanente troca de informações. Interessa a empresa conhecer de maneira mais profunda como é aceita sua linha de produtos e serviços.

Retorno mais compensador
– O resultado final do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade é a ampliação da lucratividade da empresa, sem que isso signifique necessariamente preços mais elevados ou maiores encargos para a sociedade. Qualidade traduz-se em acréscimo no faturamento, em função de: maior demanda por produtos e serviços que provocam a satisfação total dos clientes; redução de custos decorrentes dos ganhos de produtividade nos processos e da motivação dos colaboradores. Isso é muito bom para a economia e ótimo para o empresário de visão.

Etapas da Metodologia: 

O conteúdo da metodologia “DETERMINAÇÃO EMPREENDEDORA” está dividido em 5 MÓDULOS:

 

MÓDULO I: FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA

Visa desenvolver competências no sentido de compreender aspectos importantes para uma mudança empresarial e pessoal na busca da excelência, utilizando conceitos e práticas da qualidade, os fundamentos da excelência e o modelo de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade como ferramentas para organizar e medir os resultados na empresa.                                                                           .

Encontro 01 – Compromisso com as mudanças.
Encontro 02 – Conceitos, métodos e evolução da qualidade.
Encontro 03 – Fundamentos da Excelência.
Encontro 04 – Medindo os resultados para gerar conhecimento.
Encontro 05 – O ciclo PDCA e sua interação com o modelo de gestão de excelência.
Encontro 06 – Diretrizes estratégicas: valores, negócio e missão.

MÓDULO II: D-OLHO NA QUALIDADE

Visa desenvolver competências para conhecer e praticar o método D-OLHO (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo na empresa, trazendo um novo hábito para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando os recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitando a relação com o meio ambiente.                                   .

Encontro 01 – Preparando o ambiente e praticando o descarte.
Encontro 02 – Praticando a organização e limpeza.
Encontro 03 – Praticando a higiene e a ordem mantida.
Encontro 04 – Auditoria e a prática do D-OLHO.

MÓDULO III: PARCERIAS EFICAZES

Visa desenvolver competências para definir e estabelecer relações de parceria, de forma clara, objetiva e harmônica, entre as partes interessadas da empresa, visando maior profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos.                     .
Encontro 01 – A postura da liderança empresarial.
Encontro 02 – A organização do sistema de trabalho na empresa.
Encontro 03 – Capacitação, desenvolvimento e qualidade de vida.
Encontro 04 – Responsabilidade socioambiental.
Encontro 05 – Parceria entre fornecedores e sócios-proprietários.
Encontro 06 – Relacionamento e fidelização com o cliente.

MÓDULO IV: OS PROCESSOS

Visa desenvolver competências para estruturar um sistema baseado em processos bem como desenvolver, implementar e avaliar resultados de soluções simples e eficazes, visando a melhoria contínua e a busca da excelência da empresa.
Encontro 01 – Modelo de gestão baseado em processos.
Encontro 02 – Identificação e mapeamento de processos.
Encontro 03 – Gerenciamento dos processos.
Encontro 04 – Análise e melhoria dos processos.
Encontro 05 – Padronização

MÓDULO V: VISÃO ESTRATÉGICA

Visa desenvolver competências para pensar e agir, estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações,analisando o ambiente interno e externo, planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados à visão de futuro.

Encontro 01 – Criando o verdadeiro sonho.
Encontro 02 – Os objetivos e análise do caminho.
Encontro 03 – Análise de ambiente e ações estratégicas.
Encontro 04 – Garantia da gestão estratégica.
Encontro 05 – Medição e desempenho da empresa.

Como participar?
Interessados em participar devem ligar para a Central de Relacionamento do Sebrae no 0800 570 0800.

Fonte: Sebrae
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s