Conheça o Pronatec Empreendedor

Fruto da parceria com o MEC e rede de parceiros, o Pronatec Empreendedor integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem como objetivo inserir conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo País.

O Pronatec Empreendedor traz a perspectiva do autoemprego, além do desenvolvimento de competências empreendedoras que são fundamentais para a trabalhabilidade, conceito indicado nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico (RCNEPT) como componente da dimensão produtiva da vida social.

No Pronatec é preciso pensar o projeto de futuro pessoal e profissional de forma empreendedora. A qualificação é peça chave nesse processo. Porém, é preciso estabelecer metas, definir estratégias e meios para alcançá-las.

Foto de uma sala de aula

O que é Educação Empreendedora

A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.

Em decorrência dessa realidade, a educação empreendedora passou a ocupar posição estratégica no campo econômico e social. é preciso aprender sobre empreendedorismo.

A educação empreendedora, nos processos educacionais, atua em duas frentes principais:

1. Desenvolvimento de competências duráveis;
2. Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

A educação empreendedora exige articulação entre o fazer e o conhecimento. é aprender fazendo.

Educação Empreendedora na Primeira Fila

Empreendedorismo na educação significa valorizar os processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, de forma que ele possa contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido. Há o desejo de buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade.

Envolve vivências que despertam em cada pessoa atitudes empreendedoras, como buscar oportunidades, ter iniciativa, comprometimento, persistência, independência, autoconfiança etc.

Toda educação é empreendedora porque prevê transformação, mudança, um jeito diferente de pensar sobre si mesmo e sobre o mundo. Além de ser uma boa alternativa de inclusão produtiva.

Quem faz o Pronatec Empreendedor acontecer?

Alunos, professores, gestores/lideranças de instituições de ensino e todas as pessoas que entendem o empreendedorismo como uma atitude diante da vida. Seu empenho e atuação empreendedora certamente mobilizarão toda a comunidade escolar para a realização de ações empreendedoras.

Conheça a seguir as etapas do Pronatec Empreendedor.

Etapas do Pronatec Empreendedor

1. Sensibilização de alunos, professores e escolas para o tema do empreendedorismo:

Essa etapa tem um objetivo de mobilizar alunos, professores e instituições de ensino para a temática do empreededorismo. Para tanto, serão disponibilizados os seguintes materiais:

A) Alunos: cartilha no formato de Mangá e vídeo no formato de videoblog.
B) Professores: cartilha e vídeo que apresentam as vantagens de trabalhar com empreendedorismo e afirmam a importância do professor para o sucesso de qualquer ação educacional.
C) Escolas: envio do Baú “Aqui tem Empreendedorismo”, composto de publicações sobre empreendedorismo, guia com recomendações de sites e filmes que tratam do tema, banner, cartilha com apresentação do Pronatec Empreendedor, marcadores de livro, livros etc.

2. Capacitação de alunos e professores:

Essa etapa é a base para o êxito do Pronatec Empreendedor. Ela funciona da seguinte forma:

A) Alunos: disciplina de empreendedorismo com carga horária de até 52 horas, divididas em três módulos, com competências como: compreender o mercado de trabalho e o mundo do trabalho para o desenvolvimento do seu projeto de vida; identificar os tipos de empreendedorismo e suas características; reconhecer a importância do desenvolvimento de atitudes empreendedoras para o seu projeto de vida; desenvolver um plano de vida e carreira.
B) Professores:
1) Protagonistas dessa etapa, são os responsáveis pela aplicação da disciplina junto aos alunos. Para tanto, estão previstas 32 horas de capacitação, a distância, durante 4 semanas.
2) O professor capacitado passará a contar, no site do Pronatec Empreendedor, com um serviço de suporte e apoio pedagógico para esclarecer dúvidas e encontrar solução para eventuais dificuldades na aplicação da disciplina.
3) Outra frente de capacitação será a oferta de especialização ou um mestrado na área de Educação Empreendedora, com vistas a qualificar professores, bem como provocar pesquisas sobre o tema.

3. Premiação: etapa que contempla ações para alunos, professores e escolas que apresentarem bons relatos/experiências resultantes de ações de empreendedorismo.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  foi criado em outubro de 2011 pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, oferecendo oito milhões de vagas até 2014.

Diante desse cenário, o SEBRAE teve uma grande oportunidade para difundir a cultura empreendedora, por meio das redes de Educação Profissional e Tecnológica, aproveitando a estrutura já existente e em expansão, mobilizada para o Pronatec, para sensibilizar, atrair e capacitar alunos do ensino médio. Assim, surgiu o Pronatec Empreendedor, por meio do qual o SEBRAE vem agregando ao Pronatec do Governo
Federal o desenvolvimento de competências empreendedoras, em larga escala, no ensino médio, por intermédio de conteúdos de empreendedorismo contemplados nos currículos dos cursos oferecidos pelo Programa.
Cabe destacar que o Pronatec Empreendedor está alinhado à missão e aos objetivos estratégicos do SEBRAE no que tange a promoção da cultura empreendedora.

O que acontece quando professores se envolvem com Educação Empreendedora?

Saiba mais sobre o Pronatec Empreendedor

Foto da Capa do Caderno de Apresentação do Pronatec Empreendedor
Conheça a Caixa de Ferramentas do Pronatec Empreendedor

Foto da Capa da Caixa de Ferramentas do Pronatec Empreendedor

Objetos de Aprendizagem

Conheça os trabalhos vencedores do último concurso
DOWNLOAD (arquivo em formato ZIP 9,4MB)

Suporte pedagógico:

Neste espaço você, professor que neste momento aplica a disciplina de Empreendedorismo do Pronatec Empreendedor, tem acesso a um profissional de Educação experiente e pronto para ajudar na busca de solução para dúvidas ou dificuldades de natureza pedagógica referentes a atividades propostas no Guia do Educador.

Envie uma mensagem para pronatecempreendedor@sebrae.com.br descrevendo sua dúvida ou dificuldade com o máximo de detalhes e informações. Em no máximo 48h você receberá uma resposta contendo orientações e indicações para solucioná-la.

Notícias

Cursos de formação divulgarão em março relação de aprovados

Os 19.916 professores das redes públicas da educação básica que fizeram a pré-inscrição para concorrer a vagas em cursos de primeira e segunda licenciaturas ou formação pedagógica devem ficar atentos às datas do calendário que está disponível …
Ver Notícia

Pronatec ajuda o país a se tornar mais competitivo, destaca Dilma

Ao falar do Pronatec, Dilma salientou que o país precisa cada vez mais de profissionais qualificados para aumentar a produtividade das empresas e a competitividade da economia …
Ver Notícia

Pronatec oferece cursos técnicos em várias áreas; inscrições até o dia 16

Joinville (SC), Caxias e Bento Gonçalves (RS), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR) são exemplos de cidades dos três estados da região Sul que oferecem múltiplos cursos técnicos para jovens e adultos que tenham concluído o ensino médio. Toda a formação, que vari
Ver Notícia

Seleção unificada abre inscrições nesta terça para 239,7 mil vagas

À zero hora desta terça-feira, 6 de agosto, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. A oferta é de 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos …
Ver Notícia

Investimento por aluno cresce em todos os níveis de ensino

Os valores de investimento total em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), passaram de 4,7% para 6,1% entre 2000 e 2011.
Ver Notícia

Com mais de 7 milhões de candidatos, exame cresce em todos os estados

A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 7.173.574 inscritos confirmados, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse total, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio.
Ver Notícia

Comissão do Senado aprova plano com 100% dos royalties

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira, 28, o projeto de lei da Câmara (PLC) 103/2012, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
Ver Notícia

Prazo é encerrado sem incidentes e com recorde de inscritos: 7,8 milhões

O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fechou em 7.834.024. O prazo para inscrição encerrou às 23h59 desta segunda-feira, 27. O sistema chegou a registrar 120 mil inscrições por hora, sendo três mil por minuto.
Ver Notícia

Ministério lança programa para incentivar o empreendedorismo

“Precisamos criar a cultura do empreendedorismo na juventude.” A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã desta terça-feira, 28, ao lançar o programa Pronatec Empreendedor, durante o Encontro Nacional de Educação …
Ver Notícia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s